segunda-feira, 25 de maio de 2009

Estará tudo terminado?

Terminado o campeonato é hora de balanço. Desde logo dar os parabéns a quem ganhou, até porque o faz pelo quarto ano consecutivo. Melhor equipa (só com duas derrotas), melhor ataque (61 golos), melhor defesa (18 golos) chegam para justificar a regularidade dos pupilos de Jesualdo Ferreira. Mérito para o treinador que esta época construiu uma equipa, juntando seis novos jogadores no onze aos repetentes: Helton, Bruno Alves, Lucho, Raul Meireles e Lisandro. Equipa a crescer de jogo para jogo e sempre respondendo bem ao facto de não poder contar com alguns jogadores influentes em jogos importantes. Jesualdo venceu e convenceu adeptos e críticos e a sua continuidade no Dragão não está em causa.

Chegou aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, venceu o tetra e pode ganhar a Taça de Portugal. Mais? Se calhar era pedir o impossível.


O Sporting foi também tetra, segundo classificado pelo quarto ano consecutivo. Uma equipa treinada por um treinador jovem, com muitos jovens e com alguma inconstância exibicional em algumas alturas da época. Fica no entanto um trabalho de lançamento de alguns jovens com largo futuro, e que com continuidade, pode formar uma equipa fortíssima, se houver capacidade financeira para recrutar os jogadores que sejam mais-valias para o plantel de Paulo Bento. Também aqui não há tabu, Paulo Bento será o treinador leonino porque Bettencourt será o próximo presidente.


O Benfica fez o habitual, prometeu muito, não cumpriu, e ano após ano vai gastando dinheiro sem sucesso, apesar da conquista da Taça da Liga. Equipa mal construída e sem sentido colectivo. Urreta e Balboa foram um fracasso. Suazo uma má insistência de Quique no ataque. Aimar com mais lesões que golos marcados e Reyes com intermitências exibicionais que não se entendem, foram duas desilusões. Se juntarmos a este estado de coisas a não utilização de Cardozo como titular, foi só o melhor marcador dos encarnados nas duas últimas épocas, está explicada a época do Benfica. Falta um tabu por resolver, Quique ou Jesus. A acreditar no comunicado para a CMVM, Quique fica, mas no caso de Ramirez a situação foi assim mesmo, num dia o Benfica confirma à Comissão de Valores que não há nada quanto à sua contratação, para no dia seguinte anunciar que o jogador foi contratado. Um único óbice, rescindir com Quique custa quase quatro milhões de euros, resgatar Jesus ao Braga custa mais um milhão. O que é isso para quem gastou 60 milhões nos últimos anos?


Excelente a época do Nacional, com mais um bom trabalho de Manuel Machado, um saboroso quarto lugar e mais uma vez a colocar uma equipa na Europa. No Nacional nascem goleadores, Adriano antes, agora Nené. Anda tudo cego, que ninguém consegue ver que o rapaz é mesmo goleador? O golo de livre ao Sporting é de compêndio.


Boa época do Sp. Braga, embora creio que prejudicada pela boa prestação na Taça UEFA, mas pesem algumas “bocas” mais ousadas ou atrevidas de Jorge Jesus, parabéns ao rei das tácticas, pela excelente época protagonizada.


Boa época também do Leixões e de José Mota, a aquecerem os lugares cimeiros da classificação durante grande parte da época e parabéns para a Académica e para Domingos Paciência, com um campeonato muito forte em casa, que lhe valeu o sétimo lugar na tabela, melhor classificação dos últimos dez anos.


Bom trabalho de recuperação para Carlos Brito (Rio Ave) e Carlos Cardoso (V. Setúbal), os bombeiros de serviço de clubes a que estão umbilicalmente ligados. Parabéns ao Paços de Ferreira, que conquista lugar europeu via final da Taça, num trabalho muito contestado de um técnico jovem (Paulo Sérgio) que soube acreditar nas suas capacidades, e que teve alguém que quis acreditar no seu trabalho, o presidente Fernando Sequeira, apesar das opiniões (muitas) em contrário.


Desilusão, porque se esperava bem mais, para o Vitória de Guimarães, e para a descida do histórico Belenenses, mas casa onde não há pão…


Na Amadora também não houve pão, mas houve jogadores briosos e competentes que souberam responder a um presidente que promete e não paga.


Assim fecha a cortina sobre mais um campeonato, sendo necessário aguardar mais uma semana para saber se a classificação será esta, pois até ao final do mês há que ter tudo em dia com os jogadores. Será que, quem não teve dinheiro durante o ano, vai agora conseguir arranjá-lo em oito dias? Afinal poderá ainda não estar tudo acabado.


BERNARDINO BARROS

Sem comentários: