quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Taça da Liga: Linha vitoriosa dos grandes

Benfica, Nacional, Vitória de Guimarães e Rio Ave. Este é, em teoria, o grupo mais forte da Taça da Liga. Ou, pelo menos, é o que terá maior competitividade, em função de contar com quatro equipas fortes do principal campeonato português. Haverá, no entanto, apenas uma vaga directa para aceder à próxima fase da competição. Benfica e Rio Ave venceram e levam, por isso, vantagem. Os encarnados derrotaram o Nacional, na Luz, num jogo pouco brilhante, novamente decidido por Saviola - e também manchado por uma arbitragem horrível de Olegário Benquerença. Em Guimarães, apesar da desvantagem ao intervalo, o Rio Ave chegou à vitória, exibindo os créditos que lhe têm valido um excelente início de época.

Sporting, Sp.Braga, União de Leiria e Trofense. Será entre leões e arsenalistas que, à partida, se discutirá o primeiro lugar, o único que permite a passagem automática - será ainda apurado o melhor segundo classificado de todos os grupos. A primeira jornada colocou, então, ambos frente a frente, o líder do campeonato e um grande à procura da reabilitação. O jogo foi equilibrado, porém o Sporting conseguiu levar a melhor através de um golo fabuloso de Miguel Veloso que se aliou a um tento de Grimi contra outro de Alan. Tratou-se de uma vitória importante para a equipa leonina, apostada em recuperar o seu estatuto. No outro jogo do grupo, o Trofense, equipa da Liga Vitalis, conseguiu um empate em Leiria.

FC Porto, Leixões, Académica e Estoril. À semelhança do Sporting, os portistas têm também dois primodivisionários e uma equipa do segundo escalão como adversários. Um FC Porto de segunda linha venceu um Leixões que, mesmo utilizando jogadores com pouca rodagem, à imagem do que fizeram os dragões, vendeu bem cara a derrota. Varela marcou um golo oportuno em cima do intervalo, fazendo pender a balança para o lado do FC Porto numa partida em que o equilíbrio foi a nota dominante. O jogo esteve, aliás, bem longe de ser atractivo ou sequer bem jogado. No outro encontro, a Académica fez valer a sua superioridade para derrotar o Estoril. Está, então, ao lado do FC Porto no topo do grupo.