segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Missão Bósnia

Chegar à África do Sul, fazendo um desvio pela Bósnia-Herzegovina. É este o trajecto que Portugal terá de fazer para marcar presença no Mundial 2010. Como não conseguiu ser a primeira do seu grupo e, assim, confirmar o apuramento directo, a equipa nacional portuguesa terá de disputar com os bósnios um lugar na fase final da maior competição de selecções. Esperemos, então, que seja apenas um pequeno desvio numa rota certeira até África. A Bósnia está no meio-termo: nem era a equipa mais temível, já que por lá andava uma Ucrânia bem indesejada, mas terá, à partida, algumas qualidades a mais do que a Eslovénia. A República da Irlanda ficaria, também, entre os dois extremos.

A teoria, está mais do que provado, vale o que vale mas... sejamos claros: Portugal é superior à Bósnia e tem todas as condições para garantir o apuramento. Não se quer com isto dizer que seja uma eliminatória fácil, claro que não. Até porque os bósnios foram uma das supresas positivas da fase de apuramento pois conseguiram o segundo lugar do grupo - atrás de Espanha- à frente de Bélgica e Turquia. O ataque é poderoso e torna-se, por isso, no sector mais temível desta Selecção - assim como já reconheceu Carlos Queiroz, seleccionador nacional - que sustenta em Dzeko, avançado do Wolfsburgo, as maiores esperanças de conseguir uma grande proeza.

Até na própria Selecção nacional portuguesa, os estados de espírito em relação ao sorteio são diferentes. Enquanto Queiroz se mostra confiante em como Portugal irá superar a Bósnia, Simão Sabrosa, extremo do Atlético de Madrid e uma das maiores figuras da dupla-jornada com Hungria e Malta, torceu o nariz quando conheceu o nome do opositor. Os restantes milhões de adeptos portugueses estão, da mesma forma, divididos. Há quem ache que foi bom, outros nem tanto. Seja como for, não há volta a dar. A mim, leitor, parece-me, daqueles que estavam no lote, a Bósnia é um bom adversário. É com ele que Portugal tem de jogar. E, acima de tudo, ganhar. Depois, sim, festejará o apuramento.

Sem comentários: