domingo, 15 de março de 2009

A incógnita de Jesualdo Ferreira

O campeonato aproxima-se do fim e o FC Porto é, novamente, o mais sério candidato a vencer mais um título tendo uma oportunidade de ouro para se distanciar dos rivais em caso de vitória, hoje, sobre a Naval. Está também nos quartos-de-final da Liga dos Campeões após ter eliminado com categoria o Atlético de Madrid. Por isso mesmo, há um tema que tem sido recorrente nesta altura: a renovação de Jesualdo Ferreira. O treinador acaba contrato no final desta época e ainda nada está definido. Jesualdo fecha-se em copas e só diz querer ganhar, ganhar e ganhar. Mas até os próprios adeptos se mostram divididos no que toca a esse assunto.

De um lado estão os resultados que o FC Porto de Jesualdo consegue - esta temporada é, talvez, a melhor do professor no comando dos portistas se virmos bem todas as competições - mas de outro as exibições menos conseguidas e que não costumam entusiasmar. As opções de Jesualdo Ferreira são também discutíveis, por vezes, sendo apelidado de receoso e de não ter o hábito de arriscar muito em alturas do tudo ou nada. Porém, há que reconhecer os seus méritos naquilo que o FC Porto tem conseguido nos dois últimos anos e em formar jogadores: Bruno Alves e Fernando são os maiores exemplos.

Por tudo o que isso representa, as conquistas recentes dos portistas não se podem resumir a demérito dos adversários. O campeonato do ano passado, ganho com mais de vinte pontos de vantagem sobre o segundo classificado, não foi obra do acaso. Resultou de trabalho, de concentração, de aproveitamento. Esta época, o FC Porto mantém-se na liderança da Liga Sagres, nos quartos da Liga dos Campeões e nas meias-finais da Taça de Portugal tendo apenas perdido a Taça da Liga. Soube ultrapassar uma fase má em que tanto as competições internas como as competições europeias chegaram a estar em xeque. O que significa que continue ou não, Jesualdo terá sempre o seu dever cumprido.

1 comentário:

Anónimo disse...

A solução, como eu já tenho dito várias vezes, é ir buscar o Mourinho.......