quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os sumaríssimos, senhores?

O jogo foi no sábado, já se passaram cinco dias mas o Sp.Braga-Benfica continua a ser um tema forte. Tratou-se de um jogo com imensa polémica, com um clima efervescente entre ambas as equipas. Dentro e fora das quatro linhas. O túnel que dá acesso aos balneários do Estádio AXA tornou-se num cenário de autêntica batalha campal. Um pontapé de Di María em direcção ao banco do Sp.Braga, segundos antes de Jorge Jousa ter apitado para o intervalo, foi o rastilho que fez explodir uma gigantesca bomba de emoções. Seguiram-se cenas verdadeiramente lamentáveis, com picardias, empurrões e até agressões entre jogadores. Tudo menos futebol.

Em resultado dos incidentes, Óscar Cardozo, do Benfica, e André Leone, do Sp.Braga, não regressaram para a segunda parte. Alegadamente, devido a mútuas agressões ocorridas já junto dos balneários. O que se passa nos túneis parece ficar no segredo dos deuses. Existirão, decerto, câmaras de vigilância mas nada é dado a conhecer ao público. Fora assim na Luz, quando os jogadores do Nacional se queixaram de ofensas; voltou a sê-lo em Braga, uma semana depois. Só quem lá estiver, poderá saber. No entanto, bem mais grave do que isso são as situações que aconteceram à entrada do túnel e que qualquer um de nós pôde observar mas ainda estão impunes.

Vamos directos ao assunto: durante a enorme confusão gerada à ida para os balneários, Ney Santos e Márcio Mossoró, ambos jogadores do Sp.Braga, agrediram Cardozo com um estalo cada. São duas agressões que não podem, de forma alguma, passar em claro. No momento, nada aconteceu a qualquer um dos jogadores. A explicação mais simples é que Jorge Sousa não se terá apercebido. Compreende-se, embora o seu auxiliar estivesse a menos de um metro do local. No entanto, é absolutamente inconcebível que, após o visionamento das imagens, nada tenha sido feito. Se a Cardozo e Leone foram aplicados dois jogos de suspensão, o castigo de Ney e Mossoró terá de ser proporcional aos actos. Os processos sumaríssimos alguma vez terão feito tanto sentido?

2 comentários:

11contra11 disse...

Boa iniciativa..
Relativamente aos casos de sumaríssimo são do mais peculiar que existe no nosso futebol, apenas alguns jogos parecem ser alvos deste tipo de castigo.. e não aparenta um critério uniforme durante as épocas..

cumprimentos
visita
http://11contra11.blogs.sapo.pt/

Jornal Só Desporto disse...

Pois os sumaríssimos não fazem sentido porque nem todos os jogos são visionados que seja aplicado sumaríssimo se me faço entender ou seja só vêem os jogos que querem.