quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

FUTEBOLÊS: A vírgula

Uma opinião e dois dias de intervalo. Um comentário, uma análise e cinco dias a seco. Uma crónica antes de uma desactualização de uma semana. O FUTEBOLÊS tem sido assim nos últimos meses. Não faltam temas, não faltam verbos, não faltam adjectivos, não falta por onde escrever. Mas falta tempo, inspiração e disponibilidade. Tudo tem um ponto final, leitor. Ou, pelo menos, uma vírgula. Este é o momento de colocar uma no FUTEBOLÊS.

Ficam dois anos e pouco de evolução. Recheados de opiniões, de crónicas, de análises, de colaborações, de contactos. Foram crescendo os leitores, as parcerias, as referências. Umas positivas e outras nem tanto. É sempre assim. Estar quatro vezes em destaque no Jornal de Notícias, uma no Público e outra na Rádio Renascença foi bom, melhor do que imaginava, deu um empurrão para continuar. O FUTEBOLÊS foi uma ideia igual a tantas outras. Mas teve graça.

Olho para trás, fixo-me nos primeiros tempos do blogue e leio os textos. Dedo no rato, olhos no monitor, velocidade de ponta para conseguir acompanhar. Aparecem as primeiras crónicas de jogos de futebol, a primeira visão crítica, as primeiras colaborações. Surgem os primeiros artigos escritos com cabeça, tronco e membros, diferentes, melhores, evolutivos e mais capazes. Hoje tudo é diferente. A evolução foi brutal, a escrita escorre, as ideias saem com facilidade e em segundos deixam a mente e passam para o computador. Ouve-se o barulho das teclas, dois ou três cliques, uma vista de olhos e está feito. Uma crónica, uma opinião, um artigo simples, outro mais enfeitado, com análises pelo meio. É necessário inventar, imaginar, fazer. Uma, duas, três, ene vezes. Com análises, opiniões, colaborações, reportagens e entrevistas. Para que só depois possam chegar os leitores, os comentários, os destaques.

Colaborações, leitor, sempre foram um ponto fundamental. Por e-mail, com poucas palavras, desenvolvem-se contactos seja com quem for. Há o risco de não ser respondido, sim, mas vamos em frente. Sem que o esperasse, sem qualquer contacto antes de começar o blogue, conseguiu entrevistas, umas melhores e outras piores, sem sair de casa. Pedro Sousa, Pedro Azevedo, António Boronha, Jorge Coroado ou Bernardino Barros foram questionados, aceitaram, tiveram disponibilidade e responderam. Os registos estão no FUTEBOLÊS, aqui ao lado, em parada e resposta. Chegou, depois, o momento de passar para verdadeiras entrevistas. Pedro Azevedo, de novo: duas vezes, em Agosto e Setembro, anos diferentes, para olhar a temas semelhantes - para ter sucesso numa profissão é preciso interesse nela, não é, Pedro?

António Boronha, Bernardino Barros, Cruz dos Santos, Jorge Baptista, Jorge Coroado, Pedro Azevedo, Pedro Sousa, João Pedro Mendonça, Rogério Azevedo, Pascoal Sousa, José Marinho, Nuno Mourão, Miguel Lourenço Pereira ou Armando Vieira. De uma forma ou de outra, em momentos diferentes, todos colaboraram com o FUTEBOLÊS. Fica um obrigado.

Até já?!

6 comentários:

antonio boronha disse...

Um abraço.

Anónimo disse...

Boas
Entre no Futebolnatv, e veja o melhor site de programação desportiva nacional.
Basta entrar em: www.Futebolnatv.com
Obrigado
Cumprimentos

Anónimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny

Mundo Desportivo disse...

Boas se quiserem fazer uma troca de links, mandem resposta para -- http://mundodesportivoblog.blogspot.com/

Abraços

Mundo Desportivo disse...

Boas,

Gostaria de propor uma troca de links?

http://mundodesportivoblog.blogspot.com/

Pascoal Sousa disse...

como é? Não terá chegado a hora de voltar? faz falta este blogue e não quero apagá-lo da galeria. Nem que seja um post por semana, vá, toca a puxar pela alma.