quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

As consequências de uma contratação acertada

João Pereira é o primeiro reforço de Inverno para o Sporting. O lateral, vindo do Sp.Braga, assinou um contrato válido para os próximos quatro anos e meio e custou três milhões de euros. Trata-se, indiscutivelmente, de um bom reforço para o plantel leonino. No entanto, a aquisição tem prós e contras. À primeira vista, o negócio dificilmente poderia ser melhor: os leões conseguem preencher uma lacuna importante na zona defensiva; o Sp.Braga obtém um encaixe financeiro que lhe permitirá atacar a reabertura do mercado. Há, todavia, para além disso, aspectos negativos. O Sporting quase nada investiu no Verão passado, optou por uma política de contenção, tem agora condições para reforçar o plantel mas fá-lo, talvez, demasiado tarde. Do outro lado, os bracarenses perdem um jogador-chave para Domingos Paciência.

Abnegado, com garra, cem por cento profissional, nunca dando um lance por perdido, sempre em busca do sucesso. João Pereira é assim. O lateral, muito provavelmente o melhor do campeonato português, foi uma das imagens do Sp.Braga de 2009. Com a sua saída, os bracarenses perdem um elemento fundamental, quer a defender quer a atacar. É certo que a candidatura ao título não é assumida, mas nos horizontes minhotos está bem presente a ideia de que poderá mesmo ser possível a equipa ser campeã nacional. A conjuntura actual quase obriga a que se pense dessa forma. Depois de uma passagem fugaz pelo Benfica, onde se formou como jogador, o percurso de João Pereira levou à cobiça de clubes de renome, tanto a nível nacional como internacional. Poderia ter saído no Verão, o Sp.Braga conseguiu segurá-lo no plantel.

Olhando para a tabela do campeonato, João Pereira deixa o primeiro classificado para entrar no quinto. Deixa uma equipa que tem surpreendido positivamente, que constrói o sonho de ser campeão nacional, para entrar noutra que vive diversas dificuldades. Contudo, naturalmente, o Sp.Braga não atingiu ainda o nível dos leões. O Sporting é, a par de FC Porto e Benfica, o topo do futebol português, independentemente do lugar que ocupam. Para Carlos Carvalhal, a chegada de João Pereira é uma excelente notícia: terá à disposição um jogador de qualidade indiscutível para o lado direito da defesa, uma zona onde nem Abel nem Pedro Silva se têm conseguido impor. Com condições para tornar o plantel mais competitivo, o Sporting procurará recuperar o seu estatuto e conseguir algo de positivo no que resta da temporada.

3 comentários:

Jornal Só Desporto disse...

Boa contratação sem dúvida mas chegará caro Ricardo?

Anónimo disse...

Votos de um Feliz NAtal!

Abraço

http://legionofdragons.blogspot.com

Ricardo Costa disse...

Imperador, obrigado. Desejo-lhe o mesmo. Abraço.