quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A visão dos adeptos - FC Porto

O FUTEBOLÊS falou com os administradores de três conhecidos sítios de apoio a cada um dos grandes, a fim de colocar cinco questões sobre o que esperam da próxima época e aquilo que os seus respectivos clubes poderão alcançar. A visão dos adeptos, sempre importante. Comecemos por José Carvalho, administrador do prestigiado Portal dos Dragões.

"O PENTA É O MÍNIMO QUE SE PODE ESPERAR"

FUTEBOLÊS: O que espera do FC Porto nesta temporada?
JOSÉ CARVALHO: O que se pode esperar de um FC Porto tetracampeão? No mínimo, que chegue a pentacampeão. O FC Porto parte novamente em clara vantagem. Mais uma vez tirou benefício do facto de ser o único clube português amplamente reconhecido no mercado internacional pela sua qualidade. Também fez boas aquisições, mas que acarretam sempre riscos, que geralmente são atenuados pelo facto de os jogadores virem encontrar uma organização altamente profissional e que está talhada para vencer. A nível internacional, a Champions League não se compadece com entradas a meio-gás ou com erros. Se começarmos bem e se cumprirmos o objectivo de chegar aos oitavos-de-final, podemos pelo menos tentar repetir o desempenho do ano passado. Passo a passo, com competência, responsabilidade e sem euforias bacocas.

F: Que análise faz do plantel?
JC: A saída de Lucho González foi um choque. Durante anos a fio sorri só de pensar que tínhamos a sorte de ter connosco um jogador de grande nível internacional, um dos melhores do mundo na sua posição. Lisandro é outro caso bicudo em termos de substituição. No entanto, quando olho para a globalidade do plantel, parece-me que temos mais soluções. Estamos mais fortes nos guarda-redes, onde Helton tem um adversário de peso. Reforçamos as laterais, apesar da saída de Cissokho. Somos um dos clubes a nível europeu com melhores soluções a nível de defesas centrais. No meio-campo, houve a preocupação de termos pelo menos duas alternativas para cada posto. Lucho saiu, mas Valeri é o segredo melhor guardado pelo FC Porto e Belluschi já vem demonstrando o seu potencial. Acho que aqui também Jesualdo tem mais soluções. No ataque estamos bem com Falcao e Farías. Aliás, os adeptos do FC Porto - os que importam verdadeiramente - esquecem-se que Farías foi "só" o segundo melhor marcador na época passada, a um ou dois golos de Lisandro. E este ano já leva um golo e uma assistência. Fala-se em mais um reforço. Até dia 31 tudo é possível. No FC Porto já sabemos que é assim. Se vier que seja para trazer valor acrescentado, até porque a época é longa.

F: O que lhe tem parecido este início de época?
JC: Acompanho com atenção apenas o FC Porto, o que nem sempre é evidente. A avaliar pelos contéudos de alguns media, às vezes, pergunto-me se somos de cá. Apesar das saídas importantes, parece-me que não teremos um arranque tão complicado como o do ano passado. De resto, é o "ruído" habitual, e o renovar da esperança dos que gostariam de destronar o FC Porto. Não dou a isso especial importância mas o facto é que há adeptos do FC Porto que às vezes se deixam afectar pela "euforia" adversária. Felizmente, no Olival, é exactamente o contrário...

F: Será o ano do pentacampeonato?
JC: O FC Porto, conforme já disse, parte em vantagem. Sobre os outros, desconfio deste arranque em falso do Sporting. Têm ficado sempre em segundo lugar nos últimos anos e pelo facto de manterem a mesma estrutura, mas reforçada, são teoricamente a equipa mais perigosa para o FC Porto. Espero uma temporada longa, cheia de casos e muitas barreiras pelo meio. A situação do Hulk é só para abrir o apetite.

F: De que forma serve o Portal dos Dragões para apoiar o clube?
JC: O Portal dos Dragões serve acima de tudo para divulgar o nome do FC Porto no mundo inteiro, e isso acontece há mais de uma década. É também um espaço onde os ciberdragões podem encontrar muita informação sobre o FC Porto e discutir o clube em comunidade.

Sem comentários: