segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um ano de futebolês em jeito de carta aberta

Foi numa tarde de sol, como tantas outras, de 8 de Junho de 2008 que nasceu o FUTEBOLÊS. Completa-se hoje um ano, precisamente. Começou quase como uma experiência, sem um objectivo bem definido sequer, esperando para ver o que dava. Ficou bem firmado, apenas, que abordaria todos os assuntos possíveis sobre futebol. Estávamos no início de um Europeu, foi um bom ponto de partida. Comecei por comentar os jogos, depois decidi avançar para as crónicas: o infeliz Alemanha-Portugal, o último da nossa selecção na prova, foi o primeiro a ter tais honras.

Após isso, chegou o defeso e com ele as análises aos reforços de cada clube e uma perspectiva sobre a época que se aproximava num velocidade cada vez mais vertiginosa. O blogue estava mais sólido já, adquirira alguma dimensão: em Setembro, Bernardino Barros, comentador da Rádio Renascença, passou a ter uma rubrica mensal. Foi um passo importante. Entretanto, iniciou-se o campeonato português. Seguindo um estilo mais ou menos jornalístico, passei a fazer a análise de todas as jornadas com o destaque natural para os jogos dos grandes. Também das competições europeias. Foi criado o Parada&Resposta, um espaço de entrevista. Agora, ainda durante este mês, apareceu outra rubrica: Visto da Bancada.

Hoje, um ano depois, noto que houve uma evolução enorme no blogue. Não que seja um caso raro de visitas, não é isso. Porém, seguiu sempre uma linha pessoal mas de forma objectiva e sem clubismos. Permitiu-me, através daquilo que aqui faço, receber dois convites para colaborar com blogues: do Futebolartte, referência da blogosfera, e do Mestres do Futebol. Agradeço-lhes a oportunidade. E recordo uma frase que Pedro Azevedo, jornalista da Rádio Renascença, bem gosta: "para se ter sucesso numa profissão, é preciso gosto nela". Penso que se adapta bem a este caso. Quanto ao FUTEBOLÊS, como diria Freddie Mercury do alto da sua irreverência, the show must go on.

PS: Era impossível enumerar o nome de todos aqueles que colaboraram comigo, de forma directa ou indirecta, durante todo este período. Deixo-lhes um obrigado. Tal como a todos os leitores.

4 comentários:

afectado disse...

Parabéns pelo aniversário do blog! Que venham muitos mais!

Pedro Magalhães disse...

Parabéns ao Futebolês por este primeiro ano de existência!

Espero que tu, Ricardo, prossigas com a qualidade deste espaço que dentro em breve se tornará numa referência da blogosfera!

cumps

Ricardo Costa disse...

afectado e Pedro,

Obrigado a ambos pelas palavras.

Clarinhá disse...

PRONTO, VIM FAZER'TE A VONTADEE !

PARABÉNS FUTEBOLÊS!

*VENHAM MUITOS MAIS ANOS

(DESCULPA O ATRASO)