domingo, 14 de junho de 2009

A prova de Manuel Pellegrini

É mais um texto sobre as contratações que o Real Madrid tem feito neste defeso. Os cerca de 160 milhões de euros gastos por Florentino Pérez em Kaká e Cristiano Ronaldo são números demasiadamente elevados para se esquecerem no espaço de um suspiro. Não há dúvida de que os madrilenos estão a construir o melhor plantel desde o tempo dos galácticos. Falta apenas Messi para compor o trio de melhores do mundo. Bem, mas isso seria um autêntico golpe de teatro. Porém, parece-me que há uma questão a que não se tem dado muita importância.

Uma questão importante: o treinador. Possivelmente, no meio de tantos milhões, deverá existir alguém que não saiba que será Manuel Pellegrini o novo comandante do Real. Pode até causar alguma estranheza não se tratar de um técnico com maior renome no futebol mundial. Pellegrini é chileno e realizou um excelente trabalho no Villareal. É um treinador experiente, sem dúvida, e conta com títulos nacionais nos argentinos do River Plate e do San Lorenzo e nos chilenos da Liga Universitária de Quito. Contudo, penso que é uma aposta algo arriscada de Florentino Pérez. Aliás, diga-se que o presidente fez de tudo para contratar Arsène Wenger e piscou o olho a José Mourinho. O chileno de 55 anos não foi a primeira escolha, portanto.

A primeira etapa de Manuel Pellegrini será criar um grupo forte, que seja imune à terrível pressão que o capital investido por Pérez causará e onde o clube seja colocado acima de cada um. Quando se conjugam os melhores do mundo, por vezes acontecem atropelos entre eles. Veja-se o caso dos galácticos, onde aconteceram diversos casos e amuos. Enfim, vedetismos. No entanto, para que a época seja boa, Pellegrini terá de ser um verdadeiro líder. Terá pela frente um verdadeiro teste de fogo.

4 comentários:

afectado disse...

Se o Pellegrini não tiver um pulso forte, não se safa de certeza.

Anónimo disse...

Acho que o grande desafio do tecnico chileno, sera o de liderar um grupo de estrelas.

Nunca foi facil, para os tecnicos que por la passaram, como tambem nao sera para pellegrini.

Depois resta saber, se o florentino, pensa construir um plantel equilibrado, coisa que nunca o fez, no periodo de tempo em que la esteve.

Ou se aprendeu com os erros de passado, que uma equipa, ou um plantel, nao pode ter na sua grande maioria jogadores ofensivos.

Esse, foi um dos erros, na minha opiniao.

Pelo que se tem visto, ele continua mais virado para os jogadores de ataque, do que para os defensivos.

Com tantas estrelas, e um plantel desequilibrado, nao a tecnico que resista.

Andre

Ricardo Costa disse...

afectado e André,

Sem dúvida de que Manuel Pellegrini terá de ser um verdadeiro líder e eu confesso que tenho algumas dúvidas se ele terá mesmo pulso firme no balneário.

Em relação a Florentino Pérez, penso que ele quer contar com os melhores e está a fazê-lo. Porém, terá de se preocupar também com a zona defensiva e não me parece que o esteja a fazer.

Anónimo disse...

Eu sinceramente, penso que ele esta mais apostado em garantir aqueles que lhe dao mais garantias em termos de marketing.

E esses sao claramente os jogadores ofensivos, os de boa tecnica, os que fazem golos, sao esses que mais vendem.

Um equipa constroi se de tras, para a frente, mas ele pensa o contrario.

Se formos ver todos os jogadores que ele contratou em quanto presidente, 70 % ou mais, sao avancados, isso diz tudo.

Andre