terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Benfica é líder Cajuda do Vitória

ANÁLISE JORNADA 11 - LIGA SAGRES

O Benfica é líder. 1296 dias depois. Merece-o, depois da goleada por 6-0 nos Barreiros. Mas esta jornada marca também o fim do reinado do Leixões. Sim, mas não é por isso que os leixonenses perdem o mérito, até porque continuam a fazer um campeonato fantástico. Contudo, a derrota em Guimarães (ufff, suspiraram os adeptos!) fez com que equipa de José Mota abandonasse o primeiro lugar.


Mas esta jornada marca mais uma coisa: os três grandes ganharam (e golearam). Além da já referida cabazada do Benfica ao Marítimo, o FC Porto ganhou 3-0 ao Setúbal e o Sporting 3-1 ao Estrela. Agora sim, o campeonato parece estar a entrar na normalidade. E o ciclo mau dos portistas passou de vez assim como a instabilidade da equipa de Paulo Bento.

O Belenenses é o último classificado. O que não está nada de acordo com aquilo que a equipa fez nas duas/três épocas anteriores. Mudou de gestão, de treinador(es) e de jogadores, mas é estranho ver o Belém ali. Mas uma coisa é certa: as arbitragens não têm ajudado nada, como a do passado fim-de-semana em que Rui Costa esteve um autêntico desastre (vitória 4-2 do Nacional, na Choupana). Mas isso não explica tudo.

Sem comentários: