terça-feira, 2 de setembro de 2008

Sporting e Nacional na frente

O FC Porto saiu da pole-position. 1007 dias depois há novo líder na Liga Sagres. Ou melhor, novos líderes. Um é o Nacional. A equipa de Manuel Machado leva dois jogos e duas vitórias. O treinador diz que o objectivo é apenas e só a manutenção, mas acho que a UEFA está nos horizontes. Não digo isto apenas pelos resultados.

O outro líder é o Sporting. Ora os leões venceram o Sp.Braga, no estádio AXA, por 1-0. A equipa de Paulo Bento entrou a ganhar, com um golo de Hélder Postiga - alvíssaras! - logo aos 4 minutos. Depois disso, os jogadores do Sporting foram suficientemente inteligentes para gerir a partida, entregando a iniciativa ao Sp.Braga que quase nunca incomodou Rui Patrício. Apenas por duas ocasiões, em dois cabeceamentos de Linz que saíram um pouco ao lado. E num outro lance em que os arsenalistas reclamam um penalty, quando Meyong e Postiga se embrulharam na área. Ficam as dúvidas, mas o certo é que Bruno Paixão marcou falta do jogador do Sp. Braga. A equipa de Jorge Jesus nunca desistiu e lutou, lutou mas arragou-se demasiado às individualidades e não teve arte nem engenho para chegar ao golo. O jogo acabou definitivamente ao minuto 80, quando João Pereira foi expulso por pisar João Moutinho. Ainda há sumaríssimos não há?

Frente ao Marítimo, que ainda não ganhou na nova Liga Sagres, o Vitória de Guimarães ganhou graças a um golo de Roberto. Desta vez nenhum assistente se lembrou de o anular. Mas também houve erros. E graves. Pedro Henriques parece alérgico a penaltis. Ficou um por marcar a favor dos maritimistas.

Quanto aos outros jogos, a Académica venceu o Rio Ave, graças a um golo soberbo de Garcés, que meteu a bola onde dorme a coruja. Um daqueles golos que vale o preço do bilhete. E por falar em golos de levantar o estádio... Houve mais! Na Trofa, Zé Manel fez um chapéu fantástico a Paulo Lopes, na primeira vitória do Leixões de José Mota na Liga Sagres . No Restelo, Zé Pedro mandou uma bomba para dentro da baliza do Paços de Ferreira, mesmo assim insuficiente para garantir a vitória.

O campeonato volta daqui a três semanas. Pelo meio há Selecção e Taça da Liga.

Sem comentários: