terça-feira, 10 de junho de 2008

Entrevista a Pedro Sousa (RR) - Parte II

(CONTINUAÇÃO)

"GOSTO CADA VEZ MAIS DO MEU TRABALHO NA SPORTTV"


F: De onde surgiu o Já está?
PS: Nasceu pela necessidade de "carimbar" o acto de narrar o golo, da mesma forma que uma empresa tem uma ou mais frases que as identificam.


F: Também é habitual ouvirmos as expressões toma lá que é fresquinho ou pezinhos que parecem dois ferrinhos de engomar. Qual é a inspiração?
PS: Depende de tanta coisa... do momento, do jogo, dos jogadores e também do nosso estado de espírito.


F: Tem algum colega ou ex-colega que o tenha marcado especialmente?
PS: Dois ex-comentadores, infelizmente já falecidos, com quem trabalhei, que para além de referências foram dois grandes amigos. Alves dos Santos e Neves de Sousa.


F: Todos os relatadores têm uma forma de relatar diferente... O Pedro Sousa é talvez o mais emotivo, mesmo se estivermos perante um jogo fraco! O que faz para que a narração de um jogo seja algo agradável e não algo parado, sem ritmo?
PS: Nós somos os olhos dos ouvintes. Emoção sempre, mas sem desvirtuar a realidade do jogo. Nunca dizer que está a ser lagosta, quando estamos perante um prato de tremoços.


F: Se não estou enganado, penso que já ouvi o Pedro dizer que faz o que gosta e ainda lhe pagam. É mesmo assim?
PS: É efectivamente assim, mas isso teve a ver com o facto de muitas pessoas não se sentirem realizadas por não fazerem o que gostam. Logo, a produtividade é diferente.


F: Quais os ingredientes necessários para termos um bom relatador?
PS: Primeiro que tudo falar um português perceptível, que todos entendam, sem "calinadas". Depois claro a emoção, apesar de eu pensar que é algo genético que já nasce connosco. Ou seja, não é quem quer, é quem pode.



F: Diz-se que Pedro Sousa e Bernardino Barros fazem a dupla perfeita.
PS: Nunca pensei nisso. Mas gosto muito de trabalhar com ele.


F: Todos nós por vezes fazemos relatos nem que seja de um jogo de Pro Evolution. O que diria a quem quiser seguir a carreira de jornalista desportivo?
PS: Muita prática. 90% de transpiração e 10% de inspiração, tal como os jogadores de futebol.


F: Prefere a rádio ou a televisão? A rádio por certo...
PS: A rádio pelo encanto que encerra. Mas gosto cada vez mais do meu trabalho no futebol internacional na Sport TV.


F: Para terminar, Jorge Perestrelo era uma figura do jornalismo nacional, quanto a mim algo parecido com o Pedro. Concorda?
PS: Não concordo. Era muito amigo dele, fez o último relato ao meu lado, almoçamos juntos nesse dia, mas são estilos completamente diferentes. O Jorge influenciou muita gente da minha geração, mas entre nós, só encontro algum paralelo na carga emotiva, porque a forma de relatar é distinta.

7 comentários:

Diogo Sousa disse...

Gosto muito de relatos, pertenço a aqueles que mesmo em jogos de PES relatam. Amigos meus durante jogos no café pedem-me para relatar (confesso que gosto e dizem eles que tenho jeito lol).

Passando ao Pedro Sousa. Sou ouvinte assiduo dõs relatos da RR. Gosto muito do Pedro Sousa e do B.B..

Juvenal Carvalho disse...

Gosto muito do Pedro Sousa. É um leão como eu, mas um grande exemplo de imparcialidade e com uma forma muito peculiar de relatar

Doro Machado disse...

O Pedro Sousa é melhor relatador português. Gosto muito de o ouvir, não só nos relatos, como na "Bola Branca". Tem um estilo muito proprio e é de uma enorme imparcialidade; estou á vontade para o dizer porque sou Benfiquista. "Acompanha-me" sempre no meu toque de telemovel, no célebre golo de Simão frente ao Liverpool !

Ricardo Costa disse...

Doro Machado,

Concordo consigo no que respeita aos relatos. Esses golos em Anfield Road são arrepiantes, sem dúvida.

No entanto, na apresentação de "Bola Branca" gosto mais de ouvir Pedro Azevedo.

Luis Costa disse...

Sem dúvida para mim o melhor ralatador da actualidade. Quando o oiço sinto-me no estádio completamente. Acrescenta em cada relato uma emoção tremenda pelo jogo e pelo futebol. Adoro as expressões "não dá uma pa caixa", "já estáá", "esta até eu marcava de coqueras" ou " esta até eu marcava com a barriga".Exelente mesmo! Prefiro ver um jogo na Televisão com o volume desligado mas com a Rádio Renasçensa aos berros, especialmente quando é o Pedro Sousa a relatar (Só oiço e me interesso pelos jogos do Sporting quando é o Pedro Sousa a relatar). Um forte abraço ao melhor relatador da actualidade!

Anónimo disse...

Abel dá pra Tonel, varia na frente pra Caneira, joga bem Caneira vai nas costas do adversário, vai pra zona central, ATIRAAAAAAAAA.... GOOOOLO JÁ ESTÁ... JÁ ESTÁ... JÁ ESTÁ SPORTIIIIGGGG.. MAAAAAAAAAAARCOOOO CANEIRA. QUE GOLO QUE ESPECTÁCULO

Sem dúvida o melhor a fazer relatos de futebol.

Um abraço e que continue assim.

Luis Cassaca

André Fonseca disse...

People também sou ganda fã do pedro sousa quem tiver relatos dele enviem - me pf... para... fonseca.andre89@gmail.com pf pf pf pf pf