terça-feira, 10 de junho de 2008

Entrevista a Pedro Sousa (RR) - Parte I

Pedro Sousa é um nome incontornável da rádio e considerado por muitos como o melhor relatador português. Em Agosto de 1986 fez o primeiro relato, Torrense-Académica, durante o período das chamadas rádios piratas. Dois anos depois, estreou-se na Rádio Renascença num Benfica-Vitória de Guimarães. Começou como colaborador mas logo passou a fazer parte da equipa desportiva liderada por Ribeiro Cristóvão. Tem uma forma única de relatar e o já está!, claro. Além disso, colabora com a Sport TV na narração de jogos de futebol internacional. Uma entrevista FUTEBOLÊS em jeito de uma conversa informal.


"SOU DO SPORTING. SEMPRE O DISSE E NUNCA O NEGUEI"


FUTEBOLÊS: De onde nasceu essa paixão pela narração?
PEDRO SOUSA: Acho que desde sempre e desde que me conheço. Com 12/13 anos simulava campeonatos virtuais com caricas. Ainda não havia Play Station.


F: O primeiro relato?
PS: Torreense-Académica, em Agosto de 1986.


F: Qual a preparação a ter para fazer um relato de um derby, por exemplo?
PS: A preparação deve ser igual para todos os jogos, mas reconheço que num jogo com maior carga emotiva, os cuidados terão que ser redobrados. Primeiro que tudo, ler e ouvir tudo, sobre esse mesmo jogo na semana que o antecede. Depois deve conhecer-se os jogadores. E quando digo conhece-los, não apenas a cara, mas a forma como correm, as reacções, as manhas, etc...


F: Um jogo especial?
PS: Vários, mas destaco 3 jogos entre Portugal e Inglaterra no Euro'2000, Euro'2004 e Mundial de 2006.


F: A final do Euro 2004 deve ter custado...
PS: Por paradoxal que pareça, durante o jogo, consigo abstrair-me emocionalmente da vontade de querer ver Portugal ganhar. Só depois do trabalho, depois de "desligar", é que tive noção da oportunidade desperdiçada.


F: Agora uma pergunta difícil: qual é, actualmente, o melhor relatador português?
PS: Perguntas difíceis, respostas fáceis, porque não quero ser desagradável com ninguém. Prefiro destacar três nomes que me marcaram muito: Ribeiro Cristóvão, Romeu Correia e Fernando Correia.


F: Ribeiro Cristóvão é o Director de Desporto da RR, mas também uma referência do jornalismo nacional.
PS: Concordo plenamente. Referência para várias gerações, onde se inclui a minha. Foi, e é, um privilégio, trabalhar com ele.

F: Como qualquer pessoa (árbitros incluídos), o Pedro deve simpatizar com algum clube...
PS: Sou do Sporting. Sempre o disse e nunca o neguei.


F: Já agora, muitos "críticos" dizem que o Pedro Sousa é a imparcialidade em pessoa! O que faz para não tornar o relato tendencioso?
PS: O segredo está em contar o que vemos e contrariamente ao que muitas pessoas possam pensar, em dar opinião, porque dificilmente um relato de futebol é um exercício jornalístico, embora isso nos levasse a uma discussão muito prolongada.


F: Qual a opinião do Pedro sobre o futebol português que, para mim, está a milhas do inglês, por exemplo?
PS: Vale o que vale, mas podia ser melhor, se o dinheiro fosse melhor distribuído. O campeonato português está para o inglês, espanhol ou italiano como está a nossa saúde, justiça e educação. Agora diferente é dizer que no futebol português emergiram e continuarão a emergir alguns dos melhores jogadores do Mundo. Que pena eles devem ter do Cristiano Ronaldo não ter nascido em Londres.


F: Portugal não tem tido grande sorte na Europa... O nosso futebol é ou não melhor do que aquilo que os grandes têm demonstrado?
PS: Nesta década o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões, Taça UEFA e Intercontinental, o Sporting foi a uma final da UEFA, o Boavista foi a uma meia-final. Já pensaste se a França e Alemanha, por exemplo, nesta década conseguiram esse tipo de resultados? O problema está nos clubes de classe média, esses sim, estão muito abaixo.


F: Aproveitando a onda, que comentário lhe merece o processo Apito Dourado?
PS: Nada que já não se falasse há muitos anos. Mas atenção, ninguém pode cuspir para o ar. Aguardemos pelas conclusões.

(CONTINUA)

5 comentários:

joao filipe martins santos disse...

desde ja sou portugues e quelaro do meu sportengue,moro na beira alta e ouço o relato na radio renacensa e numca gostei tanto de ouvir desde quando ouço essa voz e esse nome PEDRO SOUSA sou um fa seu desde ja os meus parabens.quanto a si pessoa vou a varios estados para o ver mas numca o conhecia o seu retrato agopra que o conheco talvez seija mais facil de eu o encontrare.chamome joao filipe e sofro muito pelo meu sportengue mas nao e por mim que falo mas sim de uma pessoa que relata um relato com muita emosao para ele e para quem ove.eu so tenho isto a dizer OBRIGADO pedro sousa.morro no distrito de viseu numa aldeia chamada penedono e tinha muito gosto de um dia poder assitir ao vivo um relato seu

nunoleitao disse...

e um espectaculo a relatar muita isensao e o melhor em portugal apesar de eu ser do slb adoro o seus relatos vivo , em c.sal , dristro viseu tambem gostava de ser relatador voce da emoçao ao futebol obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde, para mim este SR e o Ribeiro Cristóvão são sem duvida os melhores a relatar em Portugal. So tenho 22 anos mas desde os meus 11/12 anos que ouço este SR a fazer relatos. Quando ouço aquele mítico JÁ ESTA,e é o meu SPORTING a marcar é qualquer coisa.E quando não é o Pedro Sousa a relatar os jogos do Sporting, parece que os jogos não correm tão bem... Muitos parabéns pelo seu magnifico trabalho.

rafael disse...

ola sou rafael de lisboa[alto da eira] e gosto bastante de ouvir,na radio,so e pena o senhor ser do sporting,grande abraço do rafael...

Thomas disse...

gosto muito dos comentários desse SR o melhor em portugal quando comenta os jogos do benfica o jogo ganha emoçao é pena nao ser adepto do Sport Lisboa Benfica.Saudaçoes desportivas