terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2010 futebolístico de A a Z - Segunda Parte

DA CAN NEFASTA AO ZERO DO DRAGÃO

N: Nefasto.

Negro, funesto, dramático, desolador. O arranque da Taça das Confederações Africanas, em Angola, foi o momento mais trágico de 2010: a selecção de Togo foi vítima de um brutal ataque quando se encontava em Cabinda, cidade angolana, que culminou na morte de três elementos da sua comitiva. O acto bárbaro e sangrento levou a selecção togolesa, pressionada pelo governo, a abandonar a competição, sendo desqualificada por falta de comparência pela organização do torneio, percebendo não existirem quaisquer garantias de segurança para permanecer em solo angolano. A CAN viria a ser ganha pelo Egipto, pela sétima vez na História, depois de, na final, a selecção egipcía ter derrotado o Gana. Mas há muito ficara manchada e ensombrada.

O: Oportunidade.
Diz-se que o futebol é um negócio. Pode, por vezes, a palavra ter uma conotação negativa, mas a verdade, leitor, é que é mesmo. Daí que, como qualquer comerciante que deseja estar acima da concorrência, seja bom ter os melhores produtos, saber onde os encontrar, forçar para os conseguir e, depois, rentabilizá-los ao máximo para um possível retorno futuro. O FC Porto fez, no Verão, um dos maiores negócios da história do futebol português: resgatou João Moutinho ao Sporting. Pelo dinheiro investido, pela força oportuna como o processo foi conduzido e pelo impacto, moralizador de um lado e decepcionante do outro, que teve. Actualmente, Moutinho é uma das pedras-chave da máquina portista. Sentido de oportunidade. E de negócio.

P: Pesadelo.

Assim mesmo, sem eufemismos ou meias-palavras: o Sporting viveu, em 2010, um verdadeiro pesadelo. Entrou mal, agudizou a crise, viveu momentos sem paralelo na sua história de mais de cem anos e termina o ano arredado das duas principais provas a que se propôs: campeonato e Taça de Portugal. Está numa situação periclitante, turbulenta, caótica. Já Carlos Carvalhal, Salema Garção ou Sá Pinto abandonaram a estrutura leonina, para, em sentido contrário, terem sido contratados Paulo Sérgio, Costinha ou, mais recentemente, José Couceiro. A verdade é que os problemas, os erros, os desaires prevalecem. O Sporting terminou a época passada, em Maio, a vinte e oito pontos do campeão Benfica e sem nada conquistado. Será para repetir?

Q: Queiroz.

Carlos Queiroz chegou à selecção em 2008. Discurso sério, realista, frio e pragmático. Postura sóbria e metódica. Carlos Queiroz será sempre um professor: prepara, estuda, observa, teoriza e traça planos. Rompeu com o tempo de Luiz Filipe Scolari: o pragmatismo ultrapassou a ambição, as bandeiras saíram das janelas, o país distanciou-se, fracassou a mobilização e a selecção, à imagem do seleccionador, assumiu-se receosa, temerária, pouco mágica e carente de um toque de génio. Portugal foi cinzento no Mundial da África do Sul. Chegou aos oitavos-de-final e caiu frente ao futuro campeão do Mundo, sim, mas nunca se revelou na sua plenitude. Carlos Queiroz foi reú. E envolveu-se em polémicas que lhe custaram o lugar. Bateu no fundo.

R: Ronaldo.

Quarenta e nove golos. De cabeça, de pé direito, de pé esquerdo, das formas mais estranhas, felizes ou construídos com mestria, para todos os gostos há registos. Cristiano Ronaldo terminou 2010 em alta: forte, possante, capaz. Mas nunca poderia estar nos finalistas para vencer a Bola de Ouro. O Real Madrid, para onde se mudou no Verão de 2009, terminou a época sem título, sem retorno do investimento e ultrapassado a toda a escala pelo Barcelona. O Mundial da África do Sul, com a prestação cinzenta e apática de Portugal, mostrou também o pior Cristiano Ronaldo: individualista, impotente e eclipsado. Por tudo isso, ficou arredado. Mas nem por isso deixou de marcar a época. No Real Madrid, por exemplo, foi o grande, o maior, o único suporte.

S: Sporting.

O Sporting já apareceu, leitor, atrás. Na letra , de pesadelo. Mesmo assim, porque 2010 foi verdadeiramente um ano calamitoso e inusitado no historial leonino, importa vincar a ideia. Ficar a cerca de trinta pontos do primeiro lugar no campeonato, na quarta posição, além de somar derrotas pesadas, frente a FC Porto e Benfica, que valeram a eliminação das outras duas provas internas, Taça de Portugal e Taça da Liga, é algo a que o Sporting não está habituado. Mais: não se coaduna, nem pouco mais ou menos, com um grande, com um clube ambicioso, que luta por título e que coloca a fasquia elevada. Até o estatuto do Sporting esteve tremido. A estrutura apresenta problemas, denota debilidades, não responde de forma eficaz e a equipa, no relvado, sente-o. Faltam chama, falta matéria-prima, faltam recursos. E, sobretudo, meios.

T: Túnel.
O leitor abre o dicionário na letra . Procura e lá encontra: túnel. Tem vários significados e um deles, no sentido figurado, salta à atenção: túnel pode representar uma fase obscura e difícil. Em 2010, recuperando suspeições e intimidações do passado, o futebol português falou de túneis, acendeu a polémica em torno deles e viveu uma tal fase obscura, polémica, densa. O túnel da Luz, de onde saíram as suspensões de Hulk e Sapunaru por agressões a stewards, serviu para alimentar a revolta portista. Pinto da Costa classificou o título benfiquista como uma vitória na Liga dos túneis. Não foi, contudo, apenas no jogo com o FC Porto que o túnel foi falado. Acontecera, antes, nos jogos do campeão com o Sp.Braga e com o Nacional. Um lugar obscuro.

U: Ufanar.
A palavra não é, leitor, muito conhecida. Define alguém que se pode gabar se determinado feito. Nem todos se podem ufanar, por exemplo, de, como Sp.Braga, ter terminado uma fase de grupos complicada, em ano de estreia na Liga dos Campeões, defrontando Arsenal, Shakthar Donetsk ou Partizan, com nove pontos somados - mais do que o AC Milan, que se apurou. Tal como nem todas as equipas, como Barcelona e Real Madrid, de terem os dois principais jogadores do planeta. Há Messi e Ronaldo: correm, driblam, passam, divertem, assistem, marcam, vivem e respiram futebol. Um é franzino, veloz, esguio. O outro possante, capaz, destruidor. Podem-se ufanar os clubes, os treinadores, os colegas e os adeptos. 2010 foi um ano dourado para ambos.

V: Villas Boas.
André desligou-se de José Mourinho. Assumiu a Académica, aceitou o risco, colocou-se na corda bamba e seguiu em frente. Rapidamente chamou a atenção, saltou para a moda, despertou cobiça. O Sporting interessou-se, fracassou, André Villas Boas permaneceu na Académica, ganhou aprendizagens, continuou o seu trabalho e viu serem-lhe abertas as portas do seu clube, o FC Porto, por Pinto da Costa querer romper com o passado. Chegou com força. Mudou a forma de jogar, colocou o dragão no trilho das vitórias e construiu uma máquina poderosa. Conquistou a Supertaça, tem o campeonato bem encaminhado e é candidato assumido na Europa. O FC Porto está invicto, mostra-se elegante e funciona com harmonia. Ano perfeito para André Villas Boas.

W: Wesley.

Jogou, desmarcou, correu, pensou, assistiu e marcou. Wesley Sneijder foi uma peça fundamental no Inter de Milão. Chegou dispensado de Madrid, como Robben, entrou de caras na equipa montada por José Mourinho, assumiu-se como cérebro do Internazionale, guiou a equipa, deu-lhe um toque de génio e revelou-se, em sociedade perfeita com Diego Milito, nos momentos decisivos ao longo da temporada. Conseguiu, ainda, uma prestação convincente na Holanda, mantendo a posição de destaque como no clube, contribuindo de forma fulcral para a cavalgada holandesa rumo à final do Mundial, a terceira da sua História, onde a Espanha levou a melhor. Sneijder esteve sempre no topo. Causa estranheza ter sido esquecido para a Bola de Ouro.

X:
Xau.
Então, xau! A frase pertence a Jorge Jesus, foi dirigida a um jornalista no flash interview do jogo entre o Benfica e o Beira-Mar, confortavelmente vencido pelos encarnados, numa fase em que a eliminação da Liga dos Campeões abalou o campeão nacional. Mostra a tensão do treinador numa altura que a temporada do Benfica foi colocada em xeque. 2010 foi também o adeus de Ricardo Costa e Hermínio Loureiro. O primeiro, presidente da Comissão Disciplinar da Liga, abandonou o cargo manchado pela polémica em torno do FC Porto e das suspensões de Hulk e Sapunaru, castigados em quatro e seis meses, respectivamente, mas que, afinal, por deliberação do Conselho de Justiça, apenas teriam de cumprir três e quatro... jogos. Polémica a rodos.

Y:
Yes, they can.
São portugueses e estão no estrangeiro. José Mourinho: sempre, indiscutivelmente e como expoente máximo. O mais conhecido treinador português venceu, com o Inter, a Liga dos Campeões, quarenta e cinco anos depois da última conquista europeia do clube nerazzurro, conseguindo chegar ao pentacampeonato e à Taça de Itália. Além dele, também outros dois treinadores triunfaram: Nelo Vingada sagrou-se campeão na Coreia do Sul, ao serviço do FC Seul, e Álvaro Magalhães, em Angola, levou o Interclube de Luanda ao título. Simão Sabrosa e Tiago, no Atlético de Madrid, venceram a Liga Europa, enquanto jogadores como Bosingwa, Paulo Ferreira e Hilário (Chelsea) ou Danny, Bruno Alves e Fernando Meira (Zenit de São Petersburgo) se sagraram campeões nacionais em Inglaterra e Rússia, respectivamente.

Z: Zero.
O FC Porto terminou 2010 sem derrotas pós-dia 21 de Março, altura em que, no Algarve, foi vencido pelo Benfica. O dragão, contando vinte e três vitórias e três empates, tornou-se a única equipa europeia a chegar ao Natal sem qualquer jogo perdido. Demonstra, na perfeição, a forma como o FC Porto, desde que André Villas Boas chegou ao comando técnico, no Verão, deu seguimento à excelente recta final da temporada anterior, com dez vitórias consecutivas nos últimos tempos de Jesualdo Ferreira, ganhou pontos, credibilizou-se para a época 2010-11, agarrou-se ao topo no campeonato português, cavalgou na Liga Europa e garantiu, com relativa comodidade, um lugar nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Sem derrotas. Ficou por isso, nas palavras de André Villas Boas, com a cabeça a prémio. Até quando?...

NOTA: Como se percebe, neste artigo, não se considera o FC Porto-Nacional, a primeira derrota azul, por já ter acontecido em... 2011.

3 comentários:

Anónimo disse...

2010 sem derrotas ? De repente lembro-me da taça da liga ,da final com o clube que dizes ser dos tuneis.
Escreves bem e com criatividade mas o seres tendencioso aproima-te mais de um bloguista do que de um jornalista desportivo...

Ricardo Costa disse...

Anónimo,

Não vejo qualquer tipo de parcialidade. Mesmo assim, por admitir o texto poder suscitar outras interpretações, típicas no futebol, alterei o seu conteúdo: aquilo que se pretende dizer é que, a partir de Março, a tal Taça da Liga, não mais o FC Porto foi derrotado em jogos oficiais.

Anónimo disse...

De qualquer modo, queria deixar bem presente que gosto muito de ler este blog...apesar de, na minha opiniao, haver uma preferencia clubistica...

Posso estar enganado, mas se nao estiver até gosto que assim seja, porque acredito que devemos apreciar as qualidades dos rivais,

Gosto do estilo classico como escrevem aqui,

Continuem o bom trabalho, espero que tenham muitos leitores porque merecem

Da minha parte, venho ca todos os dias, para ver o que ha de novo,

Com parcialidade ou imparcialidade...:)

Abraco