sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Em pausa até ao dia 7

Um Mundial é um evento sem paralelo. De quatro em quatro anos, no Verão, há uma gigantesca onda de animação por toda a parte. O de 2010, o primeiro realizado em África, começou ao pé coxinho: com insegurança, medo e muita tensão. Levantaram-se as interrogações sobre a legitimidade da escolha. À medida que o tempo foi passando, contudo, os africanos, genuinamente apaixonados e radiantes, mereceram ter junto a si as maiores estrelas do planeta. Ao longo de um mês, a prova teve total acompanhamento no FUTEBOLÊS, também com a inclusão do espaço diário Minha África, assinado por Bernardino Barros (obrigado, Bernardino, um abraço!). Natural destaque para os jogos da selecção portuguesa, com antevisões e crónicas dos jogos, comentário às partidas mais decisivas, opiniões, um alfabeto especial relacionado com o Mundial da África do Sul e a escolha, com fotos, dos momentos mais marcantes.

Depois do final do Mundial, interpretado e devidamente analisado, futebol à parte e olhos colocados na nonagésima sétima edição do Tour de France. Bem interessante, com momentos de belo espectáculo e indefinição em relação à posse da camisola amarela. Alberto Contador e Andy Schleck, tal como no ano passado, ocuparam os primeiros lugares do pódio final, deram mostras de grande qualidade e construiram um duelo vivo e intenso que promete voltar a marcar presença nas próximas edições da Grande Boucle. Este ano marcou também a despedida, modesta e repleta de dificuldades, de Lance Armstrong e, na perspectiva do ciclismo português, trouxe um enorme feito: vitória de Sérgio Paulinho, na décima etapa, quebrou um interregno de vinte e um anos sem triunfos portugueses. Alberto Contador, fazendo jus ao estatuto de número um do Mundo, conquistou o Tour pela terceira vez. Para o ano, está prometido, há mais luta.

O FUTEBOLÊS entra agora numa pequena pausa. O regresso fica marcado para o dia 7 de Agosto, dia da Supertaça Cândido de Oliveira, no primeiro grande duelo, precoce mas escaldante como sempre, entre Benfica e FC Porto. Águias e dragões disputarão em Aveiro o primeiro troféu da temporada, abrindo-a oficialmente em Portugal, e essa poderá ser uma boa rampa de lançamento para o campeonato. É nesse dia, com antevisão e crónica do jogo, que o blogue estará de volta. Também o mercado, ainda aberto nessa altura, terá uma atenção especial e, no fim-de-semana que se segue, já a bola começará a rolar para o principal campeonato do futebol português. Com o avançar do mês de Agosto, já no seu final, o FUTEBOLÊS voltará a falar com Pedro Azevedo, jornalista da Rádio Renascença, para um novo olhar ao passado, ao presente e ao futuro do futebol português. E Mundial 2010, claro, como pano de fundo.

Leitor: sugira mudanças, questione ou proponha algo para o regresso do FUTEBOLÊS. Deixe, no fundo, a sua opinião, positiva ou negativa, sempre de forma construtiva. Poderá fazê-lo através do e-mail
futeboles08@sapo.pt. No regresso, a sete de Agosto, o blogue poderá ter novidades, não só na linha a seguir mas também em termos gráficos. Até lá!

3 comentários:

Mattos disse...

Boas ferias e volta com...ganas..
claramente feito ...espanhol...
Futeboles tem sido ecletico e penso que bem, diferenciar fica sempre bem e recomenda-se , porque existe vida para alem do desporto rei.....

Mattos...paixaodabola.blogspot.com

JornalSóDesporto disse...

Força Caro Ricardo Costa.

Tiago Nogueira disse...

http://footinmyheart.blogspot.com/

grande braga ;)