quinta-feira, 29 de abril de 2010

Made In Engand: O duelo final entre reds e blues

A duas jornadas do fim tudo continua em aberto na corrida pelo título inglês, apesar de ser agora uma corrida a dois. O Chelsea é lider apenas com mais um ponto do que o Manchester United, segue-se o Arsenal em terceiro - onde seguramente irá terminar. Depois, mais emoção na luta pelo derradeiro lugar na Liga dos Campeões com quatro equipas ainda com legítimas aspirações: Tottenham, Aston Villa, Manchester City e Liverpool. No que resta da tabela, em particular na zona de descida, parece estar tudo praticamente definido. As casas de apostas é que ganham com tudo isto. Emoção não falta, tal como no resto da Europa onde ainda não há campeões antecipados nos principais campeonatos. Será por ser ano de Mundial?

De uma derrota em White Hart Lane, por 2-1, a uma tremenda vitória, por 7-0, frente ao Stoke City, o Chelsea tremeu mas logo se reafirmou como maior candidato a ganhar o campeonato. A derrota frente ao Tottenham complicou as contas de Carlo Ancelotti, que se havia destacado com quatro pontos, entretanto reduzido para um pelo jogo ante os spurs. Todavia, os sete golos marcados ao Stoke mostram que esse ponto pode ser suficiente para o título. Na próxima jornada, os blues deslocam-se a Anfield Road para uma prova de fogo, apesar de o Liverpool estar muitos furos abaixo do que é habitual. Não deixará, contudo, de ser uma partida muito difícil. Se o Chelsea passar em Anfield, o último jogo em casa frente ao Wigan não deverá causar problemas.


O Manchester United arrancou a ferros uma vitória frente ao Manchester City nos últimos segundos de jogo, com um golo solitário do veterano Paul Scholes, que poderá ser fulcral nesta fase do campeonato. No passado fim-de-semana, os red devils ganharam categoricamente frente ao Tottenham, por 3-1, com um fantástico golo de Nani - renasceu e está no seu melhor plano desde que chegou a Manchester, isto talvez porque já não esteja na sombra de Ronaldo. Mesmo sem Wayne Rooney, os homens de sir Alex Ferguson foram dominantes, marcaram e mativeram o sonho do tetra vivo.


O Arsenal continua a desiludir ao falhar a aproximação ao líder, perdendo com o Wigan (em caso de vitória, os gunners teriam ficado a três pontos) e empatando com o Manchester City. A equipa de Wenger está seguros no terceiro lugar mas arredados da luta pelo título. Depois, bem, está a confusão: quatri equipas, uma vaga na Liga dos Campeões e duas na Liga Europa (ou três de tão confusa que é a situação em Inglaterra!...). O Liverpool parte em desvantagem nessa luta pelo lugar milionário: não só tem menos pontos (62) como tem já 36 jogos disputados. Tem à sua frente, por esta ordem ascendente, o Manchester City com 63 pontos e 35 jogos, o Aston Villa com 64 e 36 jogos e, finalmente, o Tottenham com 64 pontos e 35 jogos. Confuso? Também todos nós estamos.


MADE IN ENGLAND é um espaço quinzenal, assinado por Armando Vieira, sobre o mais fascinante campeonato do panorama futebolístico