terça-feira, 13 de abril de 2010

Benfica-Sporting (antevisão)

Há vinte e três pontos a separar os vizinhos. É uma barreira alta, bem larga e até desencorajadora. O Benfica está em primeiro, com os olhos no título, pretende dar mais um passo para recuperar o trono no final. O Sporting somente tem o quarto lugar como melhor objectivo. Um derby entre Benfica e Sporting, mesmo que vivendo em mundos diferentes, mesmo que haja tamanha distância entre ambos, nunca pode ser mais um jogo. É diferente, é uma rivalidade intensa e eterna. Há o prestígio, sobretudo para os leões, em jogo: derrotar o Benfica, na Luz, complicando-lhe as contas de um título que parece cada vez mais bem encaminhado, será um bálsamo numa época fracassada e terminada sem nada ganho. Travar a caminhada encarnada relançará a luta pelo campeonato, incentivando os bracarenses. Será agradável aos leões.

O Benfica corre pelo título. Viu, contudo, a sua vantagem reduzida para três pontos devido à vitória do Sp.Braga e está, por isso, sob a obrigatoriedade de repor os seis pontos de margem para que readquira o conforto conquistado após o duelo com os minhotos. Vencendo o derby, os encarnados darão ficarão, mais do que nunca, com as portas do título à mercê: a par do jogo no Dragão, é na partida com os leões que o Sp.Braga deposita maiores esperanças em ver o Benfica escorregar. O derby chega, no entanto, cinco dias depois da eliminação europeia, ante o Liverpool. Um jogo desta envergadura seria a última coisa desejada pelos benfiquistas. Ou pode ser o adversário ideal para o Benfica demonstrar que o desaire europeu não afectou. Que melhor opositor em termos psicológicos do que o velho rival para a retoma do trilho certo?

O suspense ficou até à última. Javier Saviola, jogador fundamental neste Benfica, ausente desde a partida com o Sp.Braga, esteve com um pé nos convocados. Não estava, porém, nas melhores condições e ficou de fora. A El Conejo junta-se Maxi Pereira, castigado, que deverá ser rendido por Rúben Amorim, tal como aconteceu, por opção, em Anfield Road. Como boa notícia, Jorge Jesus já poderá contar com Luisão: o central brasileiro, patrão da defesa encarnada, terminou o jogo de Liverpool com dificuldades físicas e esteve em dúvida para o derby. Também Weldon, decisivo na Figueira da Foz, ante a Naval na jornada anterior do campeonato, está de regresso às opções. No entanto, poderá ser Alan Kardec a ocupar a vaga deixada por Saviola. Até porque o jogo com o Liverpool serviu para provar que Aimar não é o melhor parceiro para Tacuara.

Carlos Carvalhal está no Sporting em contagem decrescente. Sabe que no final da época deixará de ser o técnico dos leões. Quererá sair de cabeça erguida, com trabalho feito. Ganhar ao Benfica, o líder e rival de sempre, será a melhor imagem que o técnico poderá deixar em Alvalade, já depois de ter derrotado o FC Porto, levando a que se coloquem mais algumas interrogações sobre se a sua saída terá sido ou não uma boa escolha. Para a Taça da Liga, em Fevereiro, os leões acabaram goleados por 1-4. Contudo, este Sporting já deu provas de ser capaz de surpreender. Sem contar com Marat Izmailov e Pongolle, Carlos Carvalhal, ao contrário de outras partidas importantes em que usou dois pivôs defensivos, deverá optar por um 4x1x3x2, colocando Carlos Saleiro ao lado de Liedson. Jogo terá crónica no FUTEBOLÊS.

EQUIPAS PROVÁVEIS

BENFICA: Quim; Rúben Amorim, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Ramires, Carlos Martins e Di María; Alan Kardec e Cardozo

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Carriço e Grimi; Pedro Mendes; Miguel Veloso, João Moutinho e Yannick; Saleiro e Liedson

2 comentários:

Balakov10 disse...

Sinceramente, acho que o SCP pode surpreender na luz...

Sigam o "A Outra Visão" no facebook

http://www.facebook.com/?ref=logo#!/aoutravisao?ref=mf

e no wordpress

http://aoutravisao.wordpress.com/

Jornal Só Desporto disse...

Carrega Benfica.