domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sporting-FC Porto (antevisão)

Habituados a discutir o título a dois até aos últimos momentos, ocupando os lugares mais altos do pódio no final, Sporting e FC Porto chegam à vigésima primeira jornada com uma sensação de que algo de estranho lhes aconteceu. Contrariamente às épocas recentes, não estão no topo. Os leões já perderam essa possibilidade, ninguém fala em título, foram estabelecido outro objectivo imediato: o quarto lugar. É pouco, sim, mas nada mais resta do pesadelo. Por outro lado, os dragões estão em recuperação, tentando dizimar a distância para o primeiro lugar, com a plena noção de que um passo em falso deitará tudo a perder - sabem que a concorrência venceu. O clássico é fundamental. Seja para manter a esperança no penta ou para evitar uma queda ainda maior. E, ainda, uma chence para a redenção da goleada sofrida, para a Taça, no Dragão.

É incontornável: o jogo com o Everton, na quinta-feira, que o Sporting ganhou de forma incontestável, poderá ter repercurssões no clássico com o FC Porto. A equipa quebrou uma série de sete jogos sem triunfos, conseguiu a melhor exibição da temporada, anulou a vantagem que os ingleses traziam do jogo da primeira mão. Devido ao momento dos leões, poucos seriam os apostadores numa vitória. O Sporting provou, porém, que consegue surpreender pela positiva e que é bem mais do que um conjunto de jogadores ansiosos e com um receio inexplicável de errar. A equipa jogou com alegria, como não se vira antes, transformou-se no seu interior, foi um exemplo de união. Pode parecer paradoxal, contudo, que o melhor Sporting tenha surgido num momento tão delicado. Mas quem disse que o futebol tem lógica?


Caso o Sporting não tivesse feito tal exibição ante o Everton, seria mais do que justo reconhecer uma clara superioridade do FC Porto. Mesmo sendo um clássico, onde por vezes a equipa que está em pior momento se destaca, os leões pareciam não encontrar soluções para sair do abismo em que haviam caído. Os portistas chegariam , então, a Alvalade no melhor momento, após um triunfo categórico sobre o Sp.Braga, reduzindo as pretensões de vitória dos bracarenses a uma simples ilusão, com cinco golos marcados à melhor defesa do campeonato. Foi, além disso, uma prova de que o campeão se mantém na luta, não encolheu os ombros. Nem poderia, tão pouco, pois há um estatuto a defender. No entanto, para continuar a perseguição, é imperativo vencer em Alvalade. Os rivais já cumpriram o seu trabalho.

Jesualdo Ferreira não poderá contar com Fernando, lesionado no jogo com o Sp.Braga, devendo colocar Tomás Costa no seu lugar, mas já terá Cristian Rodríguez nas opções. Todavia, não é provável que o uruguaio entre directamente para o onze titular, já que não tem o melhor ritmo e, além disso, Mariano González se apresenta em bom nível. No Sporting, já com João Pereira e a confirmação da continuidade de Izmailov é na formação táctica que se concentra a dúvida maior: manter o 4x2x3x1 da partida com o Everton ou regressar ao 4x1x3x2?
Yannick foi um dos jogadores em maior destaque a meio da semana e, por isso, deverá continuar na equipa titular, encaixando em qualquer esquema: no tridente ofensivo ou parceiro de Liedson. Carvalhal tem a palavra. Jogo com crónica no FUTEBOLÊS.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

SPORTING:
Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Daniel Carriço e Grimi; Miguel Veloso, Pedro Mendes, João Moutinho, Izmailov e Yannick; Liedson


FC PORTO:
Helton; Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Tomás Costa, Rúben Micael e Raúl Meireles; Varela, Mariano e Falcao


1 comentário:

Jornal Só Desporto disse...

Espero uma vitoria do Sporting.