domingo, 17 de janeiro de 2010

Sporting mudado para melhor

É uma evidência: o actual Sporting está muitíssimo acima do que se apresentou na primeira parte da época. A então equipa de Paulo Bento mostrava-se demasiado presa a rotinas antigas, era previsível, incapaz de assumir a superioridade no jogo e frágil perante as adversidades. Para além dos problemas evidentes de resultados e exibições, escasseavam as soluções para mudar o futuro. Paulo Bento ficou sem espaço, sem recursos para fazer melhor, o seu ciclo esgotou-se. Dali, estava visto, nada de bom sairia. Chegou Carlos Carvalhal: os adeptos leoninos foram unânimes em torcer o nariz à contratação. Agora, todavia, a equipa de Carvalhal mostra um futebol agradável, com passe curto, dinâmico e, mais importante do que isso, vencedor.

O Sporting leva cinco vitórias consecutivas - frente a Sp.Braga e União de Leiria, para a Taça da Liga, que se juntam aos triunfos sobre Naval, Leixões e Nacional -, algo inédito desde 2006-07, com uma série imaculada de quatro jogos neste novo ano civil. Facilmente se depreende que os jogadores recuperaram a confiança necessária. E isso é, simultaneamente, uma causa e uma consequência desta recuperação que a equipa leonina tem feito. Nesse ciclo ascendente, como o próprio gosta de descrever, Carlos Carvalhal tem o seu mérito. Afinal, está a cumprir aquilo a que se propôs, isto é, foi capaz de devolver a alma e o estatuto ao Sporting. Entrado numa fase tão complicada para o clube, era exactamente o que pedia ao novo treinador.

Depois de algumas tentativas falhadas, próprias de quem tem uma tarefa complicada em mãos, o 4x1x3x2 de Carvalhal está cada vez mais estabilizado. E resulta, sobretudo. Com Tonel no lugar de Polga, com Adrien como pivô defensivo e com um trio de apoio ao duo atacante, o Sporting ganha coesão e ligação - é de estranhar, contudo, que Matías Fernández tenha perdido espaço na equipa. Nesta nova fase dos leões, há a destacar ainda a subida de rendimento de Miguel Veloso e a contratação acertada de João Pereira, importante defensiva e ofensivamente. Não se pretende dizer, no entanto, que tudo esteja bem neste Sporting. Ainda existem falhas que precisam de ser corrigidas. Mas este Sporting melhora a olhos vistos.

2 comentários:

Balakov10 disse...

O grande segredo deste sporting chama-se João Pereira. Ele veio dar uma profundidade ao futebol do Sporting que já não se via há imenso tempo.

http://outra--visao.blogspot.com/

Jornal Só Desporto disse...

Apresenta melhorias devido aos reforços e mudança de treinador.