quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Clássico que já aquece

O jogo é apenas no domingo mas já há muito se tornou tema central. Benfica e FC Porto disputarão, na Luz, o último clássico da primeira volta. O mais esperado. O mais emotivo. Pelo que têm feito até ao momento, será entre benfiquistas e portistas que se discutirá a conquista do título de campeão nacional. Favoritos para o jogo? Há bem pouco tempo atrás, responder-se-ia quase sem hesitar que o Benfica tinha maiores probabilidades de vencer: vivia um excelente momento, de goleadas, enquanto o FC Porto sentia inúmeras dificuldades para estabilizar. A vantagem dos encarnados foi, em certo momento, de cinco pontos. Aí, sem dúvida, os encarnados estavam mais fortes. Agora é diferente. O clássico não terá favoritos.

E diferente porquê? O Benfica, na última ronda, teve a pior prestação da temporada e não poderá contar com Di María, Fábio Coentrão e Ramires, algo que levará Jorge Jesus a ter de proceder a alterações no meio-campo - a presença de Aimar é ainda uma incógnita, mas o argentino deverá recuperar a tempo do clássico, e dar a sua criatividade à equipa. O FC Porto está claramente numa fase ascendente, vem de quatro vitórias consecutivas, tem apresentado futebol bem melhor e mais condizente com a condição que um campeão tem de defender, os jogadores finalmente integraram-se na equipa. Um ponto é aquilo que nesta altura separa os rivais, com vantagem para o Benfica.

Longe de ser decisivo para decidir o que quer que seja, o clássico poderá ser importante para clarificar as contas do campeonato. Em caso de vitória, o Benfica volta a ganhar uma vantagem folgada de quatro pontos. No contrário, o FC Porto poderá coroar a sua recuperação com a ultrapassagem à equipa de Jorge Jesus e acender a luta com o Sp.Braga. A história: desde 2005-06, ano em que Laurent Robert bateu Vítor Baía, Koeman derrotou Adriaanse, que o FC Porto não perde na Luz. Em 2006-07 e 2008-09 houve empate, pelo meio surgiu uma vitória que permitiu aos portistas arrancarem rumo ao tricampeonato, em 2008. Nos bancos, Jesualdo leva sete triunfos contra dois de Jesus. Como será no domingo?

1 comentário:

Jornal Só Desporto disse...

Espero um grande jogo e uma vitória do Benfica.