quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Olhos no topo (antevisão)

A qualificação está garantida, resta decidir quem terminará o grupo D como líder. É assim que FC Porto e Chelsea encararão o que falta jogar da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de cumprirem cedo o objectivo, qualquer um deles tentará finalizar no primeiro lugar, embora, em termos desportivos, nem sempre traga assim tantos benefícios. Seja como for, está em jogo o prestígio internacional e nenhuma das duas equipas quererá fazer má figura numa prova tão importante. Para o FC Porto, esta é uma oportunidade para passar para a liderança e, à semelhança da temporada anterior, conseguir ser o mais forte da fase de grupos. Além disso, defrontar uma equipa como o Chelsea é sempre motivador: os portistas quererão vingar a derrota de Londres, a única até agora.

Para o ataque a este jogo, no Dragão, Jesualdo Ferreira não contará com Helton e Fucile. O guarda-redes brasileiro, titular em todos os jogos, apesar de recuperado da lesão sofrida frente ao Marítimo, ficará de fora por precaução. Em situação semelhante está o lateral uruguaio, que agora regressa de uma paragem forçada após a partida com o Belenenses. Na baliza, Beto deverá ter a sua primeira prova de fogo ao serviço dos portistas, enquanto Sapunaru manterá a titularidade no lado direito da defesa. As alterações não deverão, porém, ficar por aqui: após ter jogado a partida decisiva frente ao APOEL, Guarín cederá, ao que tudo indica, o seu lugar a Belluschi. O FC Porto necessita mais da criatividade do argentino do que da força do colombiano.

Nesta temporada, contrariamente ao que tem sido apanágio num passado bem recente, os portistas têm sido demasiado intermitentes. A equipa ainda não assumiu a força de outrora e as últimas exibições têm deixado os adeptos apreensivos. Por isso, este afigura-se como o jogo ideal para deixar para trás essa tendência e regressar à boa forma. No Dragão, os adeptos esperam uma exibição convincente e, claro, uma vitória que catapulte a equipa para o topo. Pela frente estará uma equipa do Chelsea que se renovou com Carlo Ancelotti e respira confiança, liderando o seu campeonato. Com o apuramento alcançado, será provável que o treinador italiano faça algumas modificações na equipa. Que poderão aumentar as probabilidades do FC Porto.

2 comentários:

Jornal Só Desporto disse...

Os dados estão lançados agora resta a bola começar a rolar penso que o Porto vencerá.

Unknown disse...

O FC Porto para vencer este jogo terá de ter uma atitude bem diferente da apresentada nos últimos jogos. Esta pausa terá com toda a certeza dado a tranquilidade que os azuis e brancos precisam para assentarem no ritmo de vitórias. Jogo de grandes equipas com resultado inesperado. Como se costuma dizer temos jogo de tripla.

Abraços