sábado, 14 de novembro de 2009

O primeiro acto do espectáculo (antevisão)

O Estádio da Luz será o palco da primeira parte do espectáculo, uma espécie de local de batalha de uma guerra dividida em dois actos. Portugal tem essa vantagem de começar perante o seu público, contando com apoio incessante em cada um dos noventa minutos. Hoje estaremos todos juntos para vencer a Bósnia. Seremos nós, um só. Carlos Queiroz deu o mote, apelando ao sentido colectivo dos intérpretes portugueses. Falta o maior artista, Cristiano Ronaldo, mas Portugal já deu provas de que tem vida para além do melhor do mundo. Não há, nesta eliminatória, meio-termo: matar ou morrer. Nada ficará decidido já, é bem verdade, porém o caminho poderá ficar traçado. É isso que se pede.

Deixemo-nos de rodeios: Portugal é favorito a vencer esta Bósnia. A confiança está em alta, depois de uma passagem pelo purgatório da fase de apuramento, e faz todo o sentido que assim seja. Todavia, isso não é indicador de facilidades ou vitória garantida. O adversário deverá ser encarado com todas as preocupações, nunca sendo subestimado nem inferiorizado. A Bósnia não é uma equipa de topo mundial mas conseguiu apurar-se para este playoff, à frente de Bélgica e Turquia, e faz por merecer o respeito. Tem a sua mina de ouro no ataque: Dzeko, Misimovic e Ibsevic são jogadores com provas dadas na Bundesliga e asseguram golos. Numa fase como esta, todos os cuidados parecerão poucos.

Na Selecção de Portugal, para além de Ronaldo, há ainda as lesões de Bosingwa e Pedro Mendes. Para ocupar as três vagas, Carlos Queiroz deverá chamar Nani - para compor o tridente atacante com Simão Sabrosa e Liedson - , Miguel será o dono do lado direito da defesa, e Pepe regressará à posição de médio defensivo que desempenhara no losango, fazendo com que Bruno Alves volte para o centro da defesa. Muitas mudanças. E ainda outra dúvida: quem será o lateral esquerdo? Duda ou Miguel Veloso? O primeiro tem sido o dono do lugar mas uma boa exibição do jogador do Sporting frente a Malta poderá ter baralhado as contas. A partir das 20h30, na Luz, ficam as certezas apenas. Jogo com crónica no FUTEBOLÊS.


1 comentário:

Jornal Só Desporto disse...

O que pensava comprovou-se espera uma vitória e ela aconteceu. Força Portugal.