segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Liga Sagres: Liderança a dois

ANÁLISE

O líder foi derrotado. Essa é, sem dúvida, a maior notícia. O Sp.Braga não conseguiu levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães, no tão intenso derby minhoto, e é obrigado agora a partilhar o trono da liderança com o Benfica. Uma semana depois de se terem defrontado, as equipas voltam a estar empatadas. Com a diferença de, neste momento, os minhotos levarem vantagem no confronto directo. Esta foi, também, a jornada em que o FC Porto deixou fugir uma chance de se aproximar do topo e teve a sua segunda derrota na prova. E onde Sporting viveu mais um acto da sua saga recente. A saída de Paulo Bento não produziu efeitos imediatos.


Apetece perguntar: o que se passa com este FC Porto? Ou melhor: que é feito do tetracampeão nacional que, mesmo sem ser espectacular, se tornava cínico e letal para com os adversários? A equipa tem entrado adormecida, só desperta após uma ameaça ou até um golo por parte do opositor, mas os requisitos mínimos são de menos para uma equipa como esta. Ante a Académica, Belenenses e Marítimo foi assim: o primeiro serviu de aviso, embora tenha trazido três pontos; o segundo terminou num empate que gerou apreensão; nada mudou e a derrota aconteceu mesmo à terceira. Na Madeira, frente ao Marítimo, após autogolo de Rolando. Um prémio justo para os madeirenses e o preço de o FC Porto se ter colocado a jeito.

O Sporting, no primeiro jogo pós-Paulo Bento, foi mais do mesmo. Não conseguiu mudar a pálida imagem que tem deixado e aumentou a profunda crise em que se encontra. Quem tivesse visto a primeira parte em Vila do Conde diria, porém, que esta partida seria um chuto no mau momento: a equipa jogou com alegria, com agressividade e foi eficaz. Ao intervalo vencia por dois golos de vantagem. No entanto, estava apenas cumprida uma metade do trabalho e era imperial que a equipa se mantivesse concentrada e nunca descansasse à sombra do resultado. Aconteceu o contrário, o Sporting encolheu-se e não soube suster uma melhoria do Rio Ave que nunca desistiu do jogo e acabou por ser feliz. João Tomás empatou, o leão viu a sua doença agravar-se.

À décima jornada, com algumas semelhanças do que acontecera em Guimarães, o Benfica encontrou as maiores dificuldades deste campeonato. Teve que ser persistente e saber sofrer. Augusto Inácio encarou bem a partida, soube ocupar as zonas nevrálgicas do Benfica pois jogar de igual para igual na Luz seria, para quem não tem, nem pouco mais ou menos, os mesmos recursos, um enorme risco e a Naval poderia sair vergada a uma goleada humilhante. Assim, o jogo teve sentido único, o Benfica fez de tudo para marcar mas foi parado quer pelo super-Peiser quer pelos ferros - sentiu-se ainda a falta de Cardozo, principal referência de área. O golo apareceu no último minuto através de uma cabeçada de Javí García. A Naval morreu na praia.

No derby minhoto, disputado no Berço da Nação, o Sp.Braga entrou adormecido. Não soube ser pressionante, agressivo e rápido como tem sido até aqui. O Vitória viveu na antítese: com profundidade no jogo, ambicionando atirar para canto o mau início de época, para assim recuperar na classificação. Desmarets, com um golo monumental, deu alma à excelente primeira parte vimaranense. O Sp.Braga reagiu, criou oportunidades, o Vitória soube segurar a vantagem e quebrou a invencibilidade do rival de sempre. Tão bem lhes soube!... Destaque ainda para as vitórias de Nacional (ante o Leixões, por 2-4, num jogo envolto em grande polémica) e Paços de Ferreira (agudizando a crise do Belenenses, 0-3). Ainda os empates entre Vitória de Setúbal e Olhanense (nulo), e União de Leiria e Académica (1-1).

2 comentários:

andre disse...

Boa análise.. Continua o bom trabalho

visita http://11contra11.blogs.sapo.pt/

Jornal Só Desporto disse...

Saiu Paulo Bento mas a música continuou a mesma afinal seria o treinador?
O braga alguma vez tinha de perder entrou parece que a pensar que mais cedo ou mais tarde ganharia afinal que golaço de Desmarets. O Benfica apanhou o autocarro á frente da baliza e um super peiser só ganhou 1-0 mas ganhou bem.Boa análise.