quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um verdadeiro sarilho

Faltam dois dias para se jogar aquele que será, muito provavelmente, o clássico mais emotivo dos últimos tempos. Devido, sobretudo, à igualdade pontual de FC Porto e Sporting mas também porque há o risco de Sp.Braga e Benfica aumentarem a sua vantagem. De súbito, assim que foi conhecido o nome do árbitro nomeado, o jogo de bastidores ganhou relevo. Como tantas outras vezes acontece, o futebol jogado dentro do campo ficou de lado e gerou-se uma enorme controvérsia em torno de Duarte Gomes, o escolhido para dirigir a partida do Dragão. Não se pense, porém, que se trata de uma manobra engendrada por alguém que pretende colocar pressão sobre o árbitro. Pelo contrário, a própria nomeação é que é um verdadeiro sarilho.

Temos, necessariamente, de recuar um pouco até chegar ao Sporting-Vitória de Setúbal, a 9 de Maio deste ano, inserido na penúltima jornada do campeonato da época anterior. Ainda antes do início do encontro, durante a fase de aquecimento, Duarte Gomes e Ricardo Peres, treinador de guarda-redes dos leões, envolveram-se numa acesa discussão que teve até empurrões e intervenção de stewards. O resultado foi a expulsão de Peres. O Sporting apresentou, após o final da partida, uma queixa devido àquilo a que chamam de atitude intimidatória por parte de Duarte Gomes. Contudo, o caso foi arquivado pela Liga - continua ainda em aberto no Conselho de Justiça da FPF - e, na primeira reacção, Paulo Bento afirmou que o árbitro lisboeta não poderia passar impune.

A crispação entre o Sporting e Duarte Gomes é, desde aí, por demais evidente. Essa é a grande razão que retira qualquer sentido à sua nomeação para dirigir um jogo com uma carga emotiva tão grande quanto este. Ok, as possibilidades não eram assim tantas como isso e Duarte Gomes é reconhecidamente um dos melhores árbitros a nível nacional mas isso não pode servir de escudo para uma escolha errada de Vítor Pereira que apenas contribuiu para aumentar a intranquilidade vivida. Longe de ser o culpado desta situação, Duarte Gomes terá, no sábado, um verdadeiro exame às suas capacidades. O jogo, esse, já está condicionado - para os sportinguistas, claro, mas também para os portistas devido ao ruído de fundo provocado. Não é óbvio que haveria forma de evitar toda esta polémica, leitor?...

Sem comentários: