sábado, 19 de setembro de 2009

O sentido das claques no futebol

Existiram, desde sempre, duas formas de olhar para as claques de futebol. Há quem ache que são importantes no apoio à equipa e, por isso, têm de ser incentivadas mas outros tantos pensam exactamente o contrário, isto é, que apenas servem para criar ambientes de conflito e violência que nada interessam num jogo de futebol. Não raras vezes assistimos a situações de confrontos entre as claques e, acima de tudo, uma enorme cobrança feita à equipa. Confesso, no entanto, que entendo que estes grupos organizados de adeptos possuem um papel fundamental no apoio que dispensam aos jogadores. Trata-se do tal décimo segundo jogador.

Pergunto-lhe, leitor, se acha que o ambiente de espectáculo e de cânticos que marca presença nos estádios seria possível sem a presença das claques? Respondo, recorrendo a uma frase tão em voga ultimamente: sim, mas não era a mesma coisa. Claro que os estádios não se compõem apenas com elementos das claques, mas poucos são os que pagam o seu bilhete para, em cada um dos noventa minutos, ajudarem incansavelmente a sua equipa a chegar à vitória. Mesmo que para isso tenham de chegar ao final completamente afónicos, interessa é empurrar os jogadores e mostrar-lhes que há ligação entre a bancada e o relvado. Isso é o que fazem as claques, por isso, um factor de motivação importante.

Essa é, inquestionavelmente, a enorme vantagem que as claques oferecem. Infelizmente, existe o outro lado da moeda. Muitos delas, a grande maioria, não estão sequer legalizadas como grupos de adeptos organizados. Ligados a elas, de forma intrínseca, estão climas hostis e violentos que chegam até aos próprios jogadores e treinadores da sua equipa. Evidentemente que uma grande parte de adeptos que entra no estádio para assistir a um bom espectáculo de futebol e da sua equipa, não pretende que se instale um clima de medo e de confronto entre apoiantes de clubes rivais. Deverá existir rivalidade, claro que sim, mas dentro da racionalidade e do desportivismo. Afinal, são adversários mas apenas em termos futebolísticos. As claques precisariam de evoluir neste aspecto.

1 comentário:

Admin disse...

Um tema polémico que dá panos para mangas.