quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Hora de confirmar a teoria (antevisão)

O jogo, longe de decidir o que quer que seja, tem uma elevada importância quer para o FC Porto quer para o Atlético de Madrid, no que toca à passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Ambas as equipas possuem aspirações legítimas em seguir em frente mas vêm de resultados negativos, isto é, os portistas foram derrotados pelo Chelsea enquanto os colchoneros, mesmo não tendo perdido, cederam um empate ante o APOEL Nicósia. O nome do Atlético traz boas recordações aos portugueses porque, na época transacta, foi o adversário que o FC Porto ultrapassou nos oitavos. Mesmo não ganhando nenhum jogo, é bem verdade, mas com toda a justiça do planeta. Desta vez, os portistas voltam a ser favoritos. Mas não esperem facilidades...

Para o FC Porto, a partida vem numa boa altura: venceram o Sporting, contornando uma série de duas derrotas, e encontram uma equipa com falta de vitórias. No entanto, Jesualdo Ferreira terá um sério problema pela frente porque o médio Fernando, titularíssimo e fundamental nesta formação portista, não poderá fazer parte da equipa que defrontará o Atlético de Madrid. Quem o substituirá é a questão que mais importa fazer nesta altura. Há, à primeira vista, mais do que uma hipótese mas a mais provável deverá passar por nova titularidade de Freddy Guarín, agora na posição seis, que nem lhe é estranha, com Raul Meireles e Belluschi mais adiantados. No entanto, não é de descartar um possível recuo de Meireles, abrindo uma vaga que poderá ser ocupada por Tomás Costa ou Guarín.


O Atlético está, como já foi referido, algo fragilizado. Atravessa mesmo uma crise no campeonato espanhol: somou apenas três pontos em quinze possíveis, fruto de três empates - o último deles, na passada jornada, frente ao Valencia. Abel Resino é, por isso, um treinador cada vez mais contestado e poderá também ele ter a sua continuidade em jogo no Dragão. Ora, a Liga dos Campeões é uma excelente escapatória para desanuviar esse cenário e, tal como afirmou Jesualdo Ferreira, os espanhóis nem por isso deixarão de ser um opositor forte. Diego Forlán e Kun Agüero são, independentemente do estado do clube onde também sobressai Simão Sabrosa, jogadores de grandíssima qualidade que merecerão todos os cuidados.

1 comentário:

Jornal Só Desporto disse...

Boa vitória do Porto Caro Ricardo.