terça-feira, 22 de setembro de 2009

Acreditem: temos campeonato!

Chegados à quinta jornada, o Sp. Braga é o líder surpreendente do campeonato, a cinco ponto do tetracampeão FC Porto e do Sporting, dois candidatos que os minhotos venceram no Axa e em Alvalade, respectivamente, e a dois do Benfica. Sabe-se como o campeonato começou, mas pouco saberão como vai acabar. Talvez a história não mude e um dos três grandes seja campeão. Olhando ao histórico da Liga portuguesa, há noventa e cinco por cento de hipóteses de isso acontecer, portanto, o voo ascendente do Sp. Braga até ao topo está isento da turbulência e dos poços de ares que fustigam diariamente os três grandes.

Deste campeonato já se disse quase tudo, com muita contradição à mistura: que o FC Porto partia fragilizado com as saídas de Lucho e Lisandro, que o forte investimento dos encarnados podia não dar retorno desportivo imediato, que o Sporting se arriscava a ser ultrapassado por equipas de estatuto menor por causa do progressivo esvaziamento do seu projecto. Será provavelmente preciso esperar mais cinco jogos para o quadro da Liga lusa ganhar contornos que convidem a uma leitura menos errada. Uma leitura que será sempre limitada no tempo, provavelmente até Dezembro/Janeiro, porque com a reabertura do mercado dá-se a recontagem de espingardas. Se tudo se mantiver equilibrado na frente, assistiremos quase seguramente a uma corrida pelo craque que faça a diferença.

Especula-se que o campeonato está menos competitivo: outra ideia capaz de ser desmentida com o tempo. Há de facto equipas sem estrutura e condições financeiras para continuar numa Liga profissional, o que não significa que isso resulte em prejuízo desportivo. O caso do Estrela da Amadora é paradigmático. Os ditos pequenos continuarão a ser importantes para definir a batalha das equipas que andam à frente. O Leiria ameaçou seriamente o Benfica, equipa que, recorde-se, perdeu dois pontos com o Marítimo; o P. Ferreira já "empatou" o FC Porto, o Sporting perdeu pontos com o Nacional e o Sp. Braga - e este, por sua vez, subtraiu pontos a toda a gente. Temos campeonato, acreditem. E é preciso dizê-lo e escrevê-lo sem hesitações.

PASCOAL SOUSA (Jornalista do jornal A BOLA e blogger do dornomenisco)

Sem comentários: