quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A visão dos adeptos - Sporting

O início de época não tem sido, de todo, animador para os adeptos sportinguistas. A equipa de Paulo Bento ainda não venceu nenhum dos seis jogos oficiais e já se viu afastada da Liga dos Campeões, sem que pudesse chegar à fase de grupos. Que ambições para 2009-10? José Carlos Monteiro, um dos administradores do Fórum SCP, responde.

"NÃO ESTOU CONFIANTE PARA ESTA ÉPOCA"

FUTEBOLÊS: O que espera do Sporting nesta temporada?
JOSÉ CARLOS MONTEIRO:
A nível pessoal não me encontro muito optimista em relação à equipa e quando assim é, tento não criar demasiadas expectativas. Com o tempo e com as experiências vividas pelo Sporting em nós, vamos aprendendo. Penso que os objectivos a que a equipa se propõe todos os anos estão intactos, mas tenho algumas reticências se iremos ter uma época de sucesso. Parece-me notório que a equipa e o clube estão doentes e ninguém quer ver a cura para o problema. Aliado a isso, os adversários estão fortes e a começar bem, o que só adensa o pessimismo, mas quem é sportinguista sabe que aconteça o que acontecer, é sempre tudo vivido com sofrimento.

F: Que análise faz do plantel?
JCM: Na minha opinião é um plantel extremamente deficitário e desequilibrado. A nível defensivo, a equipa revela enormes carências sobretudo nas laterais onde pessoalmente não consigo descortinar ali ninguém com capacidade para estar sequer no plantel do Sporting e quando os seus melhores laterais, nem o são de raiz, como são os casos de Pereirinha e Miguel Veloso, na direita e na esquerda respectivamente, está tudo dito. Depois, faz falta um central de qualidade reconhecida, um outro André Cruz se lhe quisermos chamar assim. Daniel Carriço tem-se evidenciado bem, Polga está a decrescer a cada época que faz e Tonel e Caneira, a meu ver, seriam sempre soluções de recurso. No meio campo é onde ainda assim, temos mais qualidade. Matias Fernandez é claramente superior a Romagnoli, e sobretudo é um jogador mais capaz a nível técnico e um jogador com maior disponibilidade para trabalho defensivo. Izmailov faz de falta uma enorme falta, porque é um jogador com uma cultura táctica e com uma intensidade de trabalho enorme e isso tem-se sentido, porque nem Vukcevic nem João Moutinho são interiores de gema com capacidade para dar largura ao jogo ofensivo da equipa. Aliás, estes dois últimos na minha opinião, com a qualidade que têm, estão a ser mal aproveitados. Saúdo o bom regresso de Miguel Veloso à equipa e ao profissionalismo e de Rochemback posso dizer que é uma das maiores desilusões dos últimos anos, com enorme culpa no cartório do clube, que não tem capacidade para resolver este problema de excesso de peso do brasileiro, apesar das vozes discordantes ligadas a Rochemback. Na frente, apesar de Liedson, que está claramente em má forma, falta-nos um matador, um jogador com faro de golo. Contratou-se Caicedo. Ora bem, pode até ser útil e dar cartas, mas goleador não é de certeza e eu sou apologista que para a linha avançada, ou se contratam goleadores, ou não se contratam. Caicedo não me parece ser esse goleador, assim como Yannick, que tem graves problemas de controlo e recepção de bola, o sejam.

F: O que lhe tem parecido este início de época?
JCM:
Bom, tem sido um início totalmente penoso. A equipa tem tido enormes dificuldades em se encontrar, não alia resultados a exibições e pior, não vence nem mostra qualidade mínima de futebol que, quanto a mim, é imperdoável, sabendo-se do tempo em que esta equipa trabalha junta, ou pelo menos parte dela, e do tempo em que a equipa técnica está ao comando. É imperdoável o que está a acontecer e só adensa a ideia de que a equipa em si, está cansada desta filosofia e desta mentalidade de rotina, sem qualquer ponta de inovação, inconformismo e motivação. E quando assim é, penso que todos sabem a conclusão que se deve retirar. O que mais me choca, são os discursos carregados de confiança dos jogadores e staff, transmitindo a ideia de que “este ano é que é”, ou “vamos corrigir os erros do passado”, quando percebemos que é tudo menos isso. E esta é a maior verdade.

F: Será o ano para deixar de ser o eterno segundo?
JCM:
Eu espero e todos os sportinguistas esperam que assim seja. Mas, convenhamos, o cenário é todo demasiado pessimista para que se possa pensar maior do que o segundo lugar porque, sejamos coerentes e sinceros, não temos capacidade nem equipa para lutar pelo título e é isto que as pessoas dirigentes do Sporting têm vindo a escamotear aos verdadeiros sportinguistas. Respondendo directamente à sua questão, eu acho que deixaremos esta época de ser eternos segundos, porque nem em segundo lugar iremos ficar e sabe qual a desculpa que vão dar e no fundo tapar os olhos aos sócios e adeptos? É a desculpa do orçamento do clube, reduzido em relação aos demais clubes grandes em Portugal. E eu respondo assim: Balelas! É uma treta! Assumam-se as coisas tal e qual elas são.

F: De que forma serve o Fórum SCP para apoiar o clube?
JCM: O Fórum SCP é hoje em dia o maior e mais completo fórum para todos os sportinguistas que queiram discutir sobre o seu clube do coração. Isto, obviamente, sem qualquer desprimor sobre outros fóruns do Sporting, que me merecem o maior respeito e consideração. Temos uma enorme comunidade neste espaço de pessoas que muito regularmente se juntam em convívios para irem ao estádio apoiar a equipa e temos uma voz interventiva e por vezes incómoda no seio do universo leonino. Deste fórum nasceu por exemplo o Movimento Leão de Verdade, como mais tarde se desenvolveu a candidatura Ser Sporting, etc., etc. Acolhemos sempre com agrado todo o tipo de iniciativas que possam ajudar a engrandecer ou dar a conhecer o Sporting. Não somos um fórum conformista, mas sim um fórum inconformista e esse é um tipo de mentalidade, que faz falta ao nosso clube. Registamos diariamente uma enorme adesão de pessoas com vontade de se registarem e participarem activamente no fórum dando a sua visão sobre a vida do clube e no fundo, todos queremos o bem do nosso Sporting, por isso é que sofremos, discutimos, debatemos e choramos por este clube que nos diz tanto. Por isso é que registo esta ideia final: o que o Sporting precisar de nós, estaremos lá.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Zé Carlos! O seu discurso reflecte exactamente o que pensam os que não se conformam com este Sporting que de grande não tem nada.
É uma mensagem que todos os Sportinguistas deveriam interiorizar sob pena de vermos este grande clube se transformar em mais um Belenenses ou Boavista, tudo com a complacência destes experts da banca que nos calharam na rifa.....

Anónimo disse...

COMO JA SOU EXPERIENTE PENSO QUE TEMOS UM BOM LATERAL ESQUERDO DA CANTERA O MARQUES O CARRIÇO É DOS 3 MELHORES CENTRAIS PORTUGUESES O TONEL É MUITO BOM JOGADOR..O MOUTINHO TB É EXCELENTE MATIGOL É MUITO BOM CAICEDO NAO POSSO AINDA DIZER MUITO...DJALO É EXCELENTE NA FRENTE...VUCK TB É MUITO BOM...PATRICIO JÁ É O MELHOR PORTUGUES...PEREIRINHA E ADRIEN TB SAO BONS..JOGADORES...JÁ NAO TEMOS O UNICO FLOP QUE ERA O ROCHEMBACK...E ESPEROQ QUE O ANGULO FAÇA ESQUECER O DERLEI...OIS É MAIS NOVO...E TEVE MENOS LESOES....O ABEL E CANEIRA TB SAO MELHORES QUE OS SUPLENTES DO BENFICA...NAO ACHO QUE ESTEJAMOS ASSIM TAO MAL...SO ROCHEMBACK E POSTIGA SAO REALMENTE MAUS A TODOS OS NIVEIS E PRINCIPALMENTE NO BALNEARIO...

SAUDACOES LEONINAS

ANTERO BARROS