terça-feira, 25 de agosto de 2009

Paulo Bento e mais um mal-estar

É fácil criticar quando algo não corre bem. Sempre foi assim, em qualquer que seja a situação. No futebol, ainda mais: não é à toa que se diz que tem o hábito de criar e, num ápice, desfazer heróis. Basta um pequeno erro para tudo se desmoronar. No Sporting, neste momento, tudo parece correr mal. Torna-se, por isso, um alvo fácil das críticas. Sabemos que os adeptos gostam de exorbitar, que variam entre dois extremos com imensa facilidade. Todavia, parece-me que esta é, sem dúvida, uma fase complicada. Em termos futebolísticos, primeiro, mas também em termos de liderança.

Tem havido, nos últimos dois/três anos, situações complicadas que têm fragilizado o balneário sportinguista. Houve o caso de Stojkovic, primeiro: o guarda-redes sérvio começou a temporada como dono da baliza mas acabou por ser preterido por Rui Patrício depois de se desentender com Paulo Bento. Seguiu-se Vukcevic. Depois, Veloso e Moutinho. Todos eles manifestaram intenção de abandonar Alvalade: os dois primeiros, à semelhança de Stojkovic, criticaram Paulo Bento - Miguel Veloso recusou-se a ser lateral, sempre afirmando que era médio, e até disse ser alvo de uma campanha. Porém, foram as declarações de João Moutinho, o capitão, que mais impacto tiveram no seio do grupo. Todas foram resolvidas, bem ou mal.

Agora, Fábio Rochemback queixa-se de não ser utilizado e pretende, também ele, sair do clube. Ainda para mais, foi noticiado em vésperas do Sporting defrontar a Fiorentina, uma partida absolutamente crucial. Paulo Bento tem uma nova situação delicada para gerir. Nem sempre o tem feito bem, há que dizer. O seu feitio frontal e sem complexos é bem reconhecido de todos. Pode não ser a melhor forma para resolver estes casos de desgrado - obviamente acontecem em todas as equipas - mas é a encontrada pelo treinador. Porém, penso que deveria haver aqui uma intervenção do próprio clube para pôr cobro a este tipo de mal-estar. Daí que Pedro Barbosa tenha que se afirmar, claro.

Sem comentários: