sábado, 5 de setembro de 2009

Cinco árbitros será a melhor solução?

Pode causar alguma estranheza mas já vai ser possível observar, nas partidas da Liga Europa, a introdução de mais dois membros à equipa de arbitragem. Esses ficarão situados na linha de fundo, ou seja, servindo como árbitros de baliza. A inovação já foi testada no Europeu de sub-19 e teve bons resultados, o que levou o International Board a aprovar a medida. O objectivo destes novos elementos passa, sobretudo, por decidir sobre determinadas situações que aconteçam dentro da grande área. Por essa razão, o FUTEBOLÊS falou com Cruz dos Santos, jornalista especializado em arbitragem, a fim de saber a sua opinião. "Não concordo", foi a resposta pronta.

Segundo Cruz dos Santos, estes novos árbitros poderão trazer mais duas visões de um lance e, assim, contribuir ainda para maior polémica. Apenas em caso de saber se a bola ultrapassa a linha de golo seria uma ajuda importante:
"Ajudará para apurar se a bola entrou ou não na baliza - e este é o aspecto mais importante - mas não para decidir um fora-de-jogo, por exemplo, já que o árbitro se encontra atrás da baliza. No penalty poderão dar a sua opinião mas repare-se que se tratam apenas de mais assistentes e continua a haver um único chefe de equipa que tomará a decisão final. E aí, com três ou cinco árbitros, vai sempre dizer-se que é do Benfica, do FC Porto ou do Sporting".

Mas não poderia ser facilitada a tarefa do árbitro principal? "Vejamos que, ainda há pouco tempo, existiu grande polémica acerca do penalty assinalado sobre Lisandro no Dragão. Através das imagens é nítido que não há falta, mas será que o árbitro de baliza ajudaria?", questiona-se.
Em desacordo com esta medida agora implementada, Cruz dos Santos afirma que existiam melhores opções para ajudar a diminuir os erros: "Penso que a colocação de chip na bola ou a utilização do vídeo seria melhor. No entanto, existirá sempre polémica e isso também faz parte do jogo", concluiu.

Sem comentários: