domingo, 21 de junho de 2009

Treinadores portugueses

Actualmente diz-se que os treinadores portugueses voltaram a estar na moda e é normal ouvirmos falar em treinadores da nova vaga. Em Portugal, para a época 2009-10, é apenas uma constatação de um facto: os técnicos das dezasseis equipas que participarão na Liga Sagres são portugueses. Nos três grandes não é uma situação muito vulgar. Porém, no Benfica, Luís Filipe Vieira já percebeu que precisa de apostar num português, com experiência no nosso campeonato, para voltar a ter sucesso. Daí a escolha de Jorge Jesus. Que se junta a Jesualdo Ferreira e Paulo Bento, naturalmente no comando dos outros dois rivais.

Existem mais treinadores portugueses com competência. Três Manuéis, com larga experiência: Machado, Cajuda e Fernandes. São treinadores que merecem oportunidades no nosso campeonato, mesmo que não pertencendo ao famoso top. Manuel Machado fez um bom trabalho no Nacional, a revelação do campeonato que passou; Manuel Cajuda já viveu melhores momentos em Guimarães mas, embora não tenha sido feliz na temporada anterior, deve continuar; por fim, Manuel Fernandes, que parece um técnico talhado para as subidas como aconteceu com a União de Leiria, após uma recuperação incrível. Todos eles já entraram na casa dos cinquenta anos.

Além desses, há jovens treinadores com mérito: Domingos Paciência, Paulo Sérgio e Jorge Costa. Domingos conseguiu a melhor classificação de sempre na Académica (sétimo) e agora foi catapultado para o comando do Sp.Braga onde terá uma prova à altura; Paulo Sérgio, treinador do Paços de Ferreira, com um plantel construído a trancos e barrancos conseguiu chegar à final da Taça de Portugal; Jorge Costa, na sua segunda experiência como treinador principal, devolveu a Olhanense ao principal escalão do futebol português. Serve para provar que sejam de nova vaga ou de velha vaga, os treinadores portugueses têm mérito no trabalho que realizam.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo, a Liga sagres 09/10, vai contar com 16, ou com 18 clubes ?

" os técnicos das dezoito equipas que participarão na Liga Sagres "

Eu penso que a nossa liga vai continuar com 16 equipas.

Por mim, nao eram 16, nem 18, eram 20 !!

Quanto ao Jorge Costa, espero que possa dar continuidade ao bom trabalho que tem realizado em Olhao, e que na proxima epoca, possa amnter o meu Olhaense entres os grandes.

Andre

Ricardo Costa disse...

André,

Claro que são dezasseis equipas. Foi um erro meu, já emendado. Abraço.