quarta-feira, 3 de junho de 2009

As Crónicas do BB


SILLY SEASON FUTEBOLÍSTICA

A política tem a sua denominada silly season no período dos banhos de praia, Agosto, em que os políticos vão de férias e nada se passa de transcendente para a politica nacional, altura em que as revistas cor-de-rosa aproveitam para espiolhar os governantes em calções. No futebol, a silly season é esta em que nos encontramos, o chamado defeso, e onde muito vai ser decidido da época seguinte, mas onde a especulação é o prato forte. Senão vejamos:


Ainda não tinha terminado o campeonato e já se falava em transferências para os mais diversos clubes, mas sempre com os três grandes em grande destaque. O Benfica, FC Porto e Sporting, já tiveram vários nomes pretendidos nos plantéis da próxima época. Pretendidos por quem? Pelos clubes ou pelos agentes dos jogadores, que despudoradamente se insinuam junto da comunicação social para fazer passar os seus “recados”. Nenê do Nacional está em leilão para os três grandes, com o empresário e Rui Alves a fazerem render o peixe. Domingos Paciência viu o seu nome oficialmente desligado da Académica, e não oficialmente ligado a dois clubes, Braga e Guimarães. Carlos Azenha foi apontado para dois clubes, Belenenses e Setúbal, e vai para a cidade do Sado. Qualquer clube que ande à procura de treinador, vê dado à estampa os nomes suspeitos do costume (são sempre os mesmos) em ofertas publicas que incomodam alguns treinadores. Foi o caso de Cajuda que se queixou do comportamento de alguns colegas “oferecidos”. Tem razão Cajuda, mas amigo Manel os tempos são outros, agora o telemóvel e o correio electrónico são mais ágeis que o fax, em que alguns eram bem diligentes a fazer chegar aos clubes o seu currículo. Lembra-se mister?


As novelas do defeso futebolístico, vão manter-se, até que finalmente chegue o regresso da bola aos relvados, seja nos jogos particulares ou nas peladinhas de inÍcio de época e aí, vai tudo regressar à velha forma, falar-se-á dos golos dos novos craques contratados, das virtudes de cada um deles, vêm à baila as “pérolas” do discurso dos dirigentes onde se apresentará melhor equipa dos últimos anos, onde todas as equipas jogam para ganhar o título, as três suspeitas do costume, para a Europa, julgo que aqui um leque bem mais alargado, e nenhuma jogará para descer.


Aproveitemos para nos deliciar com as eleições do Sporting, que Bettencourt ganhará, com as eleições do Benfica, em que Luís Filipe Vieira vai ter que levar com José Veiga, e ao que me constou o diálogo não vai ser bonito.


Que a nossa selecção ganhe um jogo que tem obrigação de ganhar, para que a ilusão de estar na África do Sul se mantenha, e que finalmente se possa assistir a uma exibição de Cristiano Ronaldo, de quinas ao peito, igual ao seu imenso prestigio.


Da novela Quique fica/Jesus entra, ela vai acabar assim que os encarnados paguem a indemnização ao espanhol, e se cheguem à frente com o dinheiro para António Salvador, pela cláusula de rescisão do contrato do novo Messias da Luz.

Boa Silly Season.

BERNARDINO BARROS

Sem comentários: