segunda-feira, 22 de junho de 2009

O incrível barulho da vuvuzela

Não há ainda quem tenha experimentado assistir a um jogo da Taça das Confederações, a decorrer na África do Sul, sem se aperceber do barulho de fundo que se faz ouvir. Trata-se de uma espécie de zumbido que chega a ser incomodativo. Esses sons são emitidos pela vuvuzela, uma corneta típica daquele país que é usada em todos os estádios para criar um som ambiente. Porém, não tem sido uma medida bem aceite. Os jogadores dizem sentir dificuldades em ouvir as indicações do treinador, os adeptos mostram-se descontentes e até as próprias televisões se queixam que a vuvuzela traz prejuízo à qualidade das transmissões.

Por essa razão e como o Mundial 2010, que também se realizará na África do Sul, se aproxima numa velocidade cada vez mais vertiginosa, o FUTEBOLÊS contactou Jorge Baptista, media officer português da FIFA que se encontra no país, em Bloemfontein: "O barulho provocado pelas cornetas durante todo o encontro é ensurcedor mas a verdade é que nenhuma das equipas que aqui jogou colocou algum protesto. Apenas a Espanha respondeu a perguntas dos jornalistas dizendo que realmente incomoda mas que a concentração no jogo supera isso", afirmou.

Questionado se a situação constituía um real problema para o Mundial 2010, Jorge Baptista entende não haver motivos para preocupação: "A FIFA também nao abordou oficialmente o tema e não creio que isso vá constituir um grande problema para o Mundial e vejo como difícil impedir as pessoas de se manifestarem durante um jogo de futebol. Aliás, do meu ponto de vista, se bem que algumas vezes se torna incomodativo a verdade é que o ambiente à volta do estádio é extraordinário, de grande festa". Assim, teremos a certeza de que as vuvuzelas continuarão a fazer parte do espectáculo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a moda pega, estamos desgracados !!!

Andre