sábado, 6 de junho de 2009

Albânia-Portugal,1-2: Bruno Alves mantém o sonho

Era absolutamente imperativo que Portugal ganhasse na Albânia para continuar a sonhar com a presença no Mundial 2010. Para isso, havia a necessidade de eliminar a crise de golos que os avançados portugueses atravessam. Hugo Almeida conseguiu marcar. No entanto, apenas sessenta segundos passados, Bogdani empatou para os albaneses. Os noventa minutos chegaram com o empate. Carlos Queiroz mandou Bruno Alves para a frente, para jogar a ponta-de-lança. Com resultado: o defesa do FC Porto fez o golo que mantém viva a esperança.

Os primeiros minutos da partida não foram bem jogados, sempre com ritmo baixo por culpa dasdiversas faltas cometidas pelos albaneses. A mais grave delas, aos 18 minutos, sobre Cristiano Ronaldo ficou sem a punição do árbitro. Seria grande penalidade. Respondeu depois a Albânia num lance de enorme perigo para a baliza de Eduardo mas bem resolvido por Pepe em cima da linha. Veio o golo de Portugal, logo após, numa incursão de Bosingwa no ataque finalizada por Hugo Almeida. O mais difícil estava feito. Não fosse aparecer, apenas um minuto volvido, Bogdani a elevar-se a Duda e cabecear para dentro da baliza portuguesa. Até intervalo, o jogo não foi bonito mas, mesmo assim, Raul Meireles ainda dispôs de uma oportunidade de marcar.

CRISE DE GOLOS NÃO AFECTA A DEFESA

Para a segunda metade, Carlos Queiroz tinha que mudar com o objectivo de lançar Portugal para a vitória. Decidiu retirar Boa Morte, um verdadeiro corpo estranho, e lançar Simão Sabrosa. A equipa melhorou um pouco, é certo, mas continuava sem criar perigo iminente para a baliza de Hidi. Aliás, foi mesmo a Albânia a ter um lance de grande frisson para a defensiva portuguesa após um erro clamoroso de Ricardo Carvalho. Também aqui ficou uma grande penalidade por assinalar, há que dizê-lo. Entrado nos últimos vinte minutos da partida, e sem encontrar soluções, Queiroz voltou a mexer trocando Hugo Almeida por Edinho. Uma alteração de zero risco.

A toada da partida não mudou. O colectivo não funcionava, os jogadores procuravam cada vez mais as jogadas individuais que, porém, também não davam o resultado desejado. Entrou, por fim, Nani para mudar o sistema para 4x4x2 jogando Ronaldo e Edinho na frente de ataque. Contudo, não havia forma de marcar. O empate era uma realidade, a presença no Mundial 2010 cada vez mais uma miragem. Findos os noventa minutos, Floryan Meyer deu mais cinco de desconto. Foi já dentro desse período que Bruno Alves marcou um golaço de cabeça que deixa Portugal com esperança de rumar à África do Sul. Apesar do panorama ser ainda bem complicado.

Sem comentários: