sexta-feira, 8 de maio de 2009

O treinador Quique Flores e o futuro do Benfica

Ao longo de toda a época tenho sido elogioso para com Quique Flores. Comunica bem, não entra em discussões inúteis sobre arbitragem, é frontal e directo. Tudo isto é verdade, tudo isto aprecio em Quique. No entanto, não me parece que o espanhol seja assim tão talentoso como treinador, ou seja, a sua função e aquilo que deve fazer melhor. Esta época tem cometido vários erros. Começando na formação da equipa, onde tem feito mudanças atrás de mudanças. Chega a parecer estar ainda em fase experimental. E isso não é comum. Porquê tanta demora na escolha do onze-base? Porquê tanta experiência?

Com a temporada fracassada - a Taça da Liga não pode servir de salvação, se atendermos que os encarnados tinham boas perspectivas para o campeonato e até a nível europeu - não é certo que o treinador espanhol continue na próxima época. Tem sido, inclusivamente, acusado de não perceber o futebol português, de não perceber como se joga em Portugal. Hoje, em conferência de imprensa, Quique não desfez as dúvidas: "Poderei seguir ou então darei o lugar a outro". Na minha opinião, a sua continuidade será a melhor opção para o Benfica, se pretende realmente voltar a ter estabilidade. Porém, para isso, terá que existir uma estrutura sólida que suporte a equipa. Em caso de saída repetir-se-à aquilo que tem acontecido nas épocas anteriores: novo treinador, novos jogadores, pouca estabilidade. E é isso que os benfiquistas querem evitar.

2 comentários:

afectado disse...

Isto já só lá vai com uma mudança a nível directivo. O pior é que não aparece ninguém credível...

Ricardo Costa disse...

afectado,

Pois, um dos males directos dos clubes é precisamente esse: todos falam, todos criticam mas ninguém apresenta soluções. Ou então, no final de contas, recuam nas suas intenções.

É algo generalizado...