segunda-feira, 27 de abril de 2009

O tetra mais perto mesmo sem ser incrível

ANÁLISE JORNADA 26 - LIGA SAGRES

Como na
Missão Impossível ou numa aventura de James Bond, o tempo começa a esgotar-se. Os minutos passam cada vez mais depresa, é um contra-relógio. Aí, nessa posição, está o FC Porto até chegar ao título. Nada está decidido ainda. Porém, só um autêntico cataclismo será capaz de impedir o tetra à equipa de Jesualdo Ferreira. Avisos não faltam.

Lisandro López ou Licha, argentino, avançado do FC Porto. Um jogador de uma entrega fantástica, capaz de discutir todos os lances como se valessem pontos, mesmo que falte alguma inspiração. É uma imagem perfeita daquela máxima que diz antes quebrar que torcer. Foi decisivo na vitória portista, por 2-0, sobre o Vitória de Setúbal. Era importante ver como reagia a equipa sem o poder de explosão e a força de Hulk, lesionado até final da temporada. Ora foi precisamente isso, explosão, que faltou ao FC Porto na primeira parte: sentiu imensas dificuldades em criar jogo e, sobretudo, em furar a muralha do Vitória. Ouviram-se assobios perante tal apatia. Contudo, no reatamento, os dragões apareceram com uma nova chama, bem mais incisivos na procura do golo; aumentaram o ritmo, encostaram os sadinos às cordas, enfim, jogaram melhor. Faltava marcar. O minuto 58 viria a ser fundamental: Carlos Cardoso decidiu mexer no xadrez, tirando Leandro Lima e Bruno Gama, ou seja, os únicos jogadores capazes de criar perigo para Helton - Carrijo sem ter grandes apoios tentou, tentou mas perdeu-se entre os centrais. Três minutos depois, apareceu Lisandro, o homem-golo das pampas: tirou Auri do caminho e perante a saída de Kieszek fez a bola passar-lhe por cima com um toque sublime, delicioso. Estava desbravado o caminho da vitória, o Setúbal ficou em xeque. 66 minutos: cruzamento de Mariano e novo golo, um bis de Lisandro. A partir deste momento, os três pontos ficaram entregues. Sem espaço a dúvidas.

Liedson Muniz ou Levezinho, brasileiro, avançado do Sporting. Ele resolve, não há volta a dar. Seja a marcar ou até mesmo a assistir um companheiro. Assim foi, em Alvalade, frente ao Estrela da Amadora. Primeiro, à passagem dos vinte minutos, assistiu Hélder Postiga, com regra e esquadro. Foi esse tempo, esses vinte minutos, que durou a resistência da equipa de Lázaro Oliveira, com os bolsos vazios mas carregados de profissionalismo e dignidade. São frases-feitas que ilustram o Estrela na perfeição. O Sporting dispôs de mais oportunidades para marcar, jogou a seu bel-prazer, tendo sempre como alvo a baliza de Filipe Mendes. Porém apareceu, meio caído do céu aos trambolhões, o golo que deu o empate aos tricolores. Um golaço tão inesperado quanto inesperado foi o remate de Goianira. O primeiro na direcção da baliza de Rui Patrício, o primeiro a criar perigo. Entrou, foi golo. Eficácia total, está fácil de ver. Para a segunda metade, aos leões bastava (e isto é relativo, claro!) manter a boa exibição que haviam conseguido antes do descanso. Não demorou muito até Liedson resolver, foram exactamente dez minutos. Deixou a assistência a cargo de Pedro Silva e foi para o sítio onde é proibitivo deixá-lo sozinho: junto à pequena área, na zona do agrião. A equipa de Paulo Bento estava, de novo, em vantagem. Depois interessou fazer circulação de bola, jogando com o resultado e com o tempo. Mesmo em cima dos noventa, surgiu uma oportunidade enorme para o Estrela empatar, num toque de calcanhar de Vidigal. A bola passou ao lado, pertinho do poste esquerdo. Um susto, apenas. Vitória justa do Sporting.

Óscar Cardozo ou Tacuara, paraguaio, avançado do Benfica. Raras vezes foi titular ao longo da época, não se conseguindo impor a David Suazo, mas também devido ao facto de Quique Flores optar apenas por um jogador de área. Porém, com a lesão do hondurenho e com a mudança do treinador para dois pontas-de-lança, Cardozo saltou novamente para o onze titular. É já o melhor marcador dos encarnados e frente ao Marítimo voltou a mostrar a sua qualidade. Mas vamos por partes: Quique percebeu, finalmente, qual a melhor equipa para o Benfica, depois de ter feito diversas experiências. Agora, os encarnados jogam melhor, mais virados para o ataque, sempre na procura de golos. Uma nuance importante passa pelo meio-campo: em quase todo o campeonato, jogaram Katsouranis e Yebda, ou seja, jogadores mais defensivos, sem grande criatividade ofensiva; neste momento, jogam Carlos Martins e Rúben Amorim, que conseguem fazer bem melhor essa tarefa de construir jogo até aos atacantes. Em relação ao jogo desta jornada, o Benfica entrou forte, com uma primeira parte bem produtiva em golos: marcou um, depois outro e ainda mais outro. Aos 38 minutos, eram três. O jogo assemelhava-se ao de Setúbal e o Marítimo parecia nunca mais renascer. Engano. Um golo de Marcinho, a um minuto do intervalo, devolveu alguma esperança à equipa de Carlos Carvalhal. Para o reatamento, as águias, à semelhança do que já tem acontecido, baixaram o ritmo e ficaram mais na expectativa. Aproveitou o Marítimo, reduzindo para 3-2, no minuto 60. Até ao apito final de Rui Costa, houve oportunidades para ambas as equipas. Nenhuma marcou. O jogo acabou com a vitória do Benfica. Bem mais suada do que esperado a certa altura da primeira parte.

Na luta pelo quarto lugar, o Nacional manteve a vantagem de dois pontos para o Sp.Braga. Venceram as duas equipas: os insulares derrotaram o Belenenses, num jogo envolto em polémica, que atirou a equipa de Jaime Pacheco para os penúltimo lugar; a equipa de Jorge Jesus teve de sofrer mas conseguiu vencer o Trofense, em casa, com um golo de Alan. Em relação à permanência, o Rio Ave saiu dos lugares de descida, depois da vitória frente à tranquila Naval.

Sem comentários: