quinta-feira, 16 de abril de 2009

LC: Domínio inglês com um intruso espanhol

Ponto prévio para uma constatação do óbvio: as equipas inglesas dominam o futebol europeu. Nas meias-finais, em quatro, estão três formações da Premier League. Sintomático. O intruso é originário de Espanha e chama-se Barcelona. Ou seja, a única diferença para a época passada é a troca de Liverpool por Arsenal. A equipa de Rafa Benítez que tem marcado presença nas fases mais adiantadas da Liga dos Campeões caiu, em Stamford Bridge, num jogo sensacional com o Chelsea que acabou empatado a quatro. Fantástico, sublime e memorável. Assim, o Chelsea defrontará o Barcelona que se limitou a cumprir calendário em Munique, depois de ter esmagado o Bayern em Camp Nou e sentenciado a eliminatória.

Na outra meia-final, estarão Arsenal e Manchester United, no jogo entre ingleses. Os gunners confirmaram a sua superioridade ao vencer o Villarreal por 3-0, somando assim ao empate da primeira mão, em Espanha, que os colocava em vantagem. Sem surpresa. Mais expectativa havia no encontro entre Manchester e FC Porto, no Dragão, até pela excelente exibição dos portistas em Old Trafford, resultando num empate a dois que preocupava Alex Ferguson. Contudo, os ingleses deram uma demonstração cabal da sua força e viraram a eliminatória a seu favor, com um golo espantoso de Cristiano Ronaldo. Foi o fim do sonho do FC Porto na Europa, com aplausos de reconhecimento por parte dos adeptos azuis.

Agora, até Roma, tudo é possível. Porém, pelo que têm feito até aqui, Manchester e Barcelona são, teoricamente, favoritos à final. Teoricamente, ressalve-se.

Sem comentários: