sábado, 31 de janeiro de 2009

A linguagem do futebol


Há uma linguagem própria para o futebol. São aquelas palavras que se ouvem todos os dias quer pela televisão quer pela rádio ou mesmo no estádio e que qualquer apaixonado por futebol conhece. É engraçado ouvir dizer que um jogador é a arma-secreta, que estava acampado ou que levou uma traulitada. Ou ainda que foi um passe de bandeja feito com régua e esquadro. É isto o futebolês.

O futebolês é um jogo de palavras, de imaginação e criatividade. Os relatos de futebol pela rádio estão recheados de metáforas e dessas expressões da gíria. Para um adepto fanático, não há dificuldade nenhuma em saber que a zona do agrião é aquela parte da área junto à marca do penalty e que um buldozer é um jogador que joga com tudo, com toda a garra. Mas para quem anda um pouco desligado destas coisas, percebe-se o porquê de, por vezes, não conseguirem perceber o que o relator ou narrador quis dizer quando afirmou que a equipa estava a usar o chuveirinho para a área ou que foi um golo de antologia. Mas não são só os jornalistas e comentadores que cultivam o futebolês. José Maria Pedroto falou, enquanto treinador do FC Porto, num roubo de igreja. Mourinho no autocarro em frente à baliza.

Eu confesso que sou daqueles que acompanha os relatos dos jogos, mesmo estando a ver na televisão. Não só pela emoção e intensidade que a rádio tem mas porque é aí que o futebolês mais é usado. Ouvir dizer que um jogador é um autêntico passador e tem uns pézinhos que parecem dois ferrinhos de engomar é algo delicioso - para quem ouve, claro. É isto a linguagem do futebol. Ou então que uma equipa está a dar um festival ou um bigode a outra que não consegue sair do ferrolho e pode levar uma cabazada. Confusos? O que se quis dizer foi que uma determinada equipa está a dominar o jogo e o adversário não consegue sair da zona defensiva e arrisca uma goleada. Simples.

Todos aqueles que gostam mesmo de futebol conhecem estas expressões de cor e salteado. Quando é para falar de uma boa jogatana não há ninguém que não use o futebolês. Mesmo sem querer.

Sem comentários: