terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como isto anda...

Mais uma polémica no futebol português, mais uma. Agora na Taça da Liga. Isto porque os regulamentos da competição estão em desacordo com aquilo que é defendido pela Liga de Clubes. Ora bem, no regulamento está escrito que o primeiro factor de desempate é o goal-average. Então se assim fosse quem passaria às meias-finais seria o... Belenenses e não o Vitória de Guimarães. Sim, porque goal-average é a o quociente entre os golos marcados e os golos sofridos, logo diferente do goal-diference onde se faz a diferença entre golos.

Depois da explicação, vamos ao caso concreto: Vitória e Belenenses terminaram com os mesmos pontos. A equipa de Guimarães com 3-2 em golos, enquanto que os azuis de Jaime Pacheco com 2-1. Ora calculando o goal-average, o Vitória ficava com 1,5 e o Belenenses com 2. Não restam dúvidas de quem passaria à próxima fase. Porém, a explicação da Liga para esta situação é que "actualmente, em todas as competições internacionais, a referência ao 'goal-average' expressa a diferença entre golos marcados e sofridos". Entretanto, o Belenenses tentou impugnar o sorteio (será que vem aí um novo caso Mateus?) mas sem sucesso - o adversário do Benfica é mesmo o Vitória.

Isto realmente há coisas que só em Portugal. E tudo no dia em que os presidentes das federações ibéricas acordaram que vão concorrer em conjunto ao Mundial 2018.

Sem comentários: