sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sorteio UEFA: Até foi bom... teoricamente!

Ponto de ordem: o sorteio da UEFA podia ter sido bem pior. Na Liga dos Campeões, o FC Porto joga com o Atlético de Madrid e o Sporting com o Bayern de Munique. Na Taça UEFA, o Sp.Braga começa por receber os belgas do Standard de Liège. E há encontros entre muita gente conhecida.

Comecemos pelo FC Porto, primeiro do seu grupo, que jogará a primeira mão em Madrid. Face àquilo que era possível, o Atlético é talvez a melhor equipa para os portistas (se é que é possível haver equipas acessíveis nesta fase). Até porque é bom lembrar que havia Inter, Chelsea e Real Madrid - o Real é sempre o Real mesmo quando atravessa períodos difíceis - como possíveis adversários. Quanto ao Atlético, regressa às competições europeias sete anos depois e logo com toda a força, conseguindo-se apurar atrás do Liverpool. Além disso, este jogo vai opor duas equipas bem parecidas, que se conhecem bem. Motivos de interesse de sobra, quanto mais não fosse por causa de os "colchoneros" contarem com jogadores como Aguëro, Forlan e Simão Sabrosa. A que se juntam também Maniche, Paulo Assunção e Seitaridis. Velhos conhecidos, portanto.

O Sporting joga com o Bayern de Munique, o campeão alemão. A equipa leonina não tinha muito por onde escolher (podia ter sido Manchester United, Juventus ou Liverpool, por exemplo) e o Bayern acaba por nem ser muito mau. Isto teoricamente, claro. Porém, embora tenha começado mal a época, a equipa de Jürgen Klinsmann está agora bem melhor e com a máquina afinada. Até porque não é qualquer um que tem Ribéry, Klose e Luca Toni no ataque e deixa Podolski no banco. O problema deve estar mesmo é na baliza, onde Rensing não se tem dado lá muito bem. Mas convenhamos, não deve ser nada fácil substituir alguém como Kahn. De qualquer forma, o Bayern é um gigante do futebol europeu e não tem qualquer derrota na UEFA esta temporada. Tem, por isso, o favoritismo apesar de o Sporting ter boas possiblidades de discutir a eliminatória, tal como disse Paulo Bento.

Atenções agora voltadas para a Taça UEFA e para o Sp.Braga. A equipa de Jorge Jesus vai defrontar o Standard de Liège, treinado por Lazlo Böloni. Esse mesmo que levou o Sporting ao último título de campeão em Portugal. E o que esperar desta equipa belga que tem no jovem Steven Defour a maior estrela? Esse é talvez o maior enigma. Contudo, é uma equipa ao alcance daquele Sp.Braga que jogou com o Milan e com o Portsmouth, por exemplo. Mas atenção que o Standard foi primeiro num grupo onde havia equipas como a Sampdoria e o Sevilha. Tudo em aberto.

Voltando novamente à Champions que para além dos jogos de FC Porto e de Sporting terá três autênticas finais: Chelsea-Juventus, Real Madrid-Liverpool e Inter-Manchester United. É que três deste gigantes já vão ficar pelo caminho, logo nos oitavos. E o reencontro entre Mourinho e Ferguson promete. Os mind-games começam não tarda nada, sir Alex.

Sem comentários: