terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Entre frangos e pseudo-golos, o Leixões é que se fica a rir!

ANÁLISE JORNADA 10 - LIGA SAGRES

Momento da jornada: Benfica-Vitória de Setúbal, 92 minutos. Os benfiquistas ganhavam 2-1 e estavam, 1289 dias depois, na liderança do campeonato. Pois bem, estavam. No segundo minuto de compensação, após um alívio da defesa do Benfica, Anderson (de bicicleta!) colocou a bola no fundo da baliza. Um frango de Quim que saltou da capoeira. E assim, o líder é... o Leixões. Mais uma semana.

A equipa de Quique Flores tinha a oportunidade de saltar para o primeiro lugar da classificação. O Leixões havia empatado, sexta-feira, com a Naval. E tal como os encarnados, sofreu o golo da igualdade já em período de descontos. O Benfica partiu para o jogo com o Setúbal com a clara intenção de fazer esquecer a tragédia grega do Olympiacos. Contudo, foi a equipa de Daúto Faquirá a primeira a marcar. Para a segunda parte, os encarnados entraram a matar, com diversas ocasiões. Golo de Katsouranis. Mais tarde, e já depois de ter acertado no travessão, Suazo servido de bandeja por Cardozo colocou o Benfica em vantagem. Até ao grande golo de Anderson. Ou o frango de Quim (não está bem, decididamente). O Leixões é que se ficou a rir.

Duas horas antes do início do jogo da Luz, o FC Porto recebeu a Académica. Depois de ter afastado os fantasmas de crise, com vitórias em Kiev, Alvalade, Istambul e frente ao Guimarães no Dragão, foi a vez da Briosa ser derrotada. Não foi um jogo de grandes pormenores técnicos, nada disso, mas contou a vitória para os portistas. Sem contestação, diga-se. Num jogo que marcou o primeiro golo de Rodríguez no Dragão.

Em Alvalade, o Sporting não precisou de muito tempo para despachar o Vitória de Guimarães. Vitória por 2-0. Que poderiam ter sido três, caso Duarte Gomes (e o assistente José Lima) tivessem visto a bola de Postiga dentro da baliza de Nilson. O Vitória é que não parece a mesma equipa que o ano passado foi terceira do campeonato. Sem garra, sem chama, sem ideias. Contra o Sporting não fez nada para que o resultado fosse diferente.

O Sp.Braga é que se está a endireitar para os lugares cimeiros., após ganhar em casa ao Nacional - duas equipas que estão bem melhores que no ano passado. Vitória do Trofense (a primeira em casa) sobre o Rio Ave, num jogo entre duas equipas que têm que começar a arrepiar caminho para fugir do fundo da tabela. De onde já saiu o Paços de Ferreira, que soma três resultados positivos seguidos, agora com uma vitória frente ao Estrela (foram pagos dois meses de salários, finalmente!). Mal está o Belenenses.

(Postado também no FUTEBOLARTTE)

Sem comentários: