sábado, 22 de novembro de 2008

Auto-propaganda escusada...



Confesso que já gostei mais de Cristiano Ronaldo. É um jogador fantástico, ok, mas tem um ego demasiado grande.


Não me parece que fique bem a um jogador fazer auto-propaganda e gabar as suas qualidades. Ronaldo fê-lo: "Seria lógico ser o melhor do Mundo" e "Sou o primeiro, o segundo e o terceiro melhor do Mundo". Frases desajustadas, no mínimo.

Outra coisa é a atitude. Os jogadores são profissionais, são pagos (e de que maneira) para jogar e devem dar sempre o máximo. Cristiano Ronaldo, na Selecção, não me parece que faça tudo o que está ao seu alcance: joga de forma lenta, sem alegria, quase obrigado. Mas este é, infelizmente, um mal comum. Pode-se dizer que as Selecções não pagam salários, mas deve ser um previlégio representar o país e não um frete.

O terceiro aspecto que não aprecio em Ronaldo é a sua relação com o público. Ainda hoje, depois de ser substituído no Aston Villa-Manchester United e de ter ouvido assobios do público do Villa, virou-se para a bancada dizendo "I'm a number one" e mandando calar os adeptos. Uma arrogância que não fica nada bem.

E agora, com a eleição para melhor do Mundo à porta, Ronaldo tem tudo para a ganhar. Pela época que fez merece-o, sem quaisquer dúvidas. Até porque se perder será uma tremenda injustiça. Mas também uma grande lição de humildade e um exemplo de demonstrar que andar de peito feito pode não resultar.

1 comentário:

Anónimo disse...

VOLTA FIGO... nem que seja apenas para dar umas lições de carácter e de humildade a este puto, Cristiano Ronaldo, ensina-lo a ser GENTE... Mostrar-lhe como se comporta um verdadeiro "number one".

sim como dizes, e muito bem, Ricardo, o Crisiano Ronaldo é sem dúvida o melhor jogador da actualida, mas tem que aprender a conjugar as suas qualidades com o respeito para com os seus fãs e envolventes, nao ser arrogante nem convencido, como disse: APRENDER A SER GENTE, pois ser assim nao o irá levar a lado nenhum, ficará marcado na história do futebol, sim sem dúvida, mas ficará marcado pelo bom e pelo mau.