sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Taça UEFA: Benfica voltou a ser de Reyes


O Benfica está apurado para a fase de grupos da Taça UEFA. Depois de dar a volta à eliminatória, os encarnados eliminaram o Nápoles, numa grande exibição colectiva. Mas nem sempre foi fácil.

Vamos começar pelo início. E por meia hora de grande futebol. Que podia ter começado mal. Lavezzi, aos quatro minutos, apareceu em frente a Quim e podia ter deitado por terra a estratégia de Quique Flores. Assim como no derby, quando Yannick podia ter marcado logo no primeiro minuto para o Sporting. Depois disso, o Benfica atirou-se de cabeça. O Nápoles resistia como podia, defendendo com quase toda a equipa atrás da linha da bola, apenas com Zalayeta e Lavezzi na frente. Oportunidades havia de sobra: Dí María, Sidnei, Nuno Gomes, Yebda e Reyes quase levaram cinquenta mil pessoas à loucura. Mas não acertavam com a baliza de Gianello. Acabaram esses trinta minutos de intenso futebol e o Nápoles mesmo à italiana, conseguiu neutralizar as investidas do Benfica e voltar a subir as linhas.

O último quarto de hora da primeira parte foi do Nápoles, que usou a frieza e o calculismo que são típicos das equipas transalpinas. Começou com um fantástico pontapé de Lavezzi - esteve em todas - e acabou com um cabeceamento de Cannavaro ao poste, seguido de um remate de Zalayeta. Pelo meio, aquelas picardias para enervar os jogadores e até os adeptos.

REYES DESCOMPLICOU

A segunda parte começou da mesma forma. Com os napolitanos em cima do Benfica. O Nápoles parecia ter o jogo controlado. Pois bem, parecia. Até ao momento em que Katsouranis isola Reyes, meio golo. O espanhol fez o resto e colocou o Benfica com um pé na fase de grupos da Taça UEFA. Reyes, mais uma vez decisivo. A partir daqui, os italianos pouco mais fizeram. Aos 82', Carlos Martins, entrado há pouco, ofereceu o 2-0 a Nuno Gomes. O capitão não se fez rogado e mandou a bola lá para dentro da baliza. Loucura total na Luz.

Grande exibição do Benfica. Yebda e Reyes foram enormes. E Katsouranis, então...


RESULTADOS:

Benfica 2-0 Nápoles (4-3, APURADO)
V. Guimarães 2-2 Portsmouth (2-4, ELIMINADO)

Valência 2-1 Marítimo (3-1, ELIMINADO)

Heerenveen 5-2 V.Setúbal (6-3, ELIMINADO)

Artmedia 0-2 Sp.Braga (0-6, APURADO)


Sem comentários: