segunda-feira, 14 de julho de 2008

Tour: Espectáculo é com Riccò!

Sensacional! A vitória de Riccardo Riccò na 9ª etapa do Tour fez-me lembrar aqueles grande momentos do Tour. Fez-me lembrar grandes corredores como Armstrong ou Pantani. E acho que não foi só a mim.

A etapa que ligou Toulose a Bagnéres-de-Bigorre prometia fazer mossa no pelotão. Assim foi. A etapa começou com as habituais fugas. Sebastian Lang estava na frente da corrida e passou isolado no Col de Peyresourde. No pelotão, a Euskaltel-Euskadi impunha um ritmo forte na tentativa de diminuir a diferença para o ciclista alemão da Gerolsteiner.
Quando já se fazia a subida para a segunda montanha de primeira categoria, no Col d'Aspin, Riccardo Riccò deu um ar da sua graça e atacou no pelotão - ou no primeiro pelotão como quiserem. Oscar Pereiro, Schumacher e Menchov sairam logo na sua roda e conseguiram anular o ciclista italiano. Uns quilómetros mais à frente, Riccardo Riccò voltou a atacar. Um ritmo forte, intenso... Espectacular! O italiano da Saunier-Duval saiu como um foguete do pelotão, passou o grupo de perseguidores onde estavam Luis Léon Sanchez e David de la Fuente, por exemplo e encetou a perseguição a Lang. Com aquele ritmo nada nem ninguém poderiam para-lo. Pouco tempo depois, lá estava Sebastian Lang a ser ultrapassado pelo homem supersónico. Fantástico! Toda a gente ficou surpreendida com aquele ritmo.

A vitória na etapa foi claro de Riccardo Riccò. Em segundo chedou Vladimir Efimkin, vencedor da Volta a Portugal de 2005. Os principais candidatos - Kirchen, Evans, Menchov, Valverde e Pereiro - chegaram todos incluidos no mesmo grupo a 1.07 minutos do vencedor. Num grupo, onde também estava Damiano Cunego.

Destaque ainda para a queda de Cadel Evans logo no início da etapa. Mesmo assim, o ciclista australiano da Lotto. Veremos qual a importância da queda no desfecho final.

Sem comentários: