terça-feira, 24 de junho de 2008

O bom, o mau e o vilão!

Scolari embirrou com Baía. É a única justificação que encontro para que o melhor guarda-redes da Europa não seja convocado para a Selecção. É incrível! É algo que ninguém consegue perceber. Por muito que tente.

A não-convocação de Vítor Baía, tornou-se numa guerra entre o seleccionador e o próprio FC Porto, com Baía - o único prejudicado - metido no meio da confusão. O ex-guarda-redes do FC Porto teve sempre uma postura digna, nunca criticando as opções de Scolari. Mas, o seleccionador ultrapassou os limites, quando em 2003, decidiu convocar Bruno Vale (terceiro guarda-redes do FC Porto, na altura) para um jogo particular frente ao Cazaquistão. Foi uma clara provocação a Vítor Baía que podia muito bem ter sido evitada. Ricardo teve sorte, pois fixou-se como o guarda-redes da confiança de Scolari no meio de tanta polémica e viveu sempre "protegido" pela crítica, devido à injusta escolha de António Oliveira em 2002, quando entregou a titularidade a Vítor Baía.

Daí que agora ache um pouco engraçado que Ricardo seja o "Cristo". Ele que foi defendido por tudo e todos em 2002; ele que foi elevado a herói nacional depois dos jogos com a Inglaterra em 2004 e 2006. Sim, esse mesmo, agora é considerado como o maior responsável pela eliminação de Portugal, tanto pela imprensa - nacional e internacional - como pelos próprios adeptos. É lógico que Ricardo é culpado, mas não é o único. Por isso acho que as críticas são um pouco injustas. Assim como foram injustas para Vítor Baía em 2002, aquando do Mundial da Coreia. A vida é assim...

Sem Scolari, o lugar de Ricardo está em risco. E eu aposto que vamos ter mudanças!

Sem comentários: